segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vaticano estuda infertilidade para dar soluções acessíveis e morais ao tema

Enquanto na Costa Rica a Corte Interamericana de Direitos humanos tenta impor a fecundação in vitro, durante uma semana, a Pontifícia Academia para a Vida no Vaticano reúne a peritos de todo o mundo para a 18º Assembléia Internacional. O objetivo deste ano refletir sobre o diagnóstico e as terapias da infertilidade.

Dom Ignacio Carrasco da Paula, Presidente da Academia Pontifícia para a Vida, explicou quais os objetivos que buscados neste encontro: "a Academia quer contribuir aos esforços de frear a proliferação da infertilidade, que freqüentemente destrói o justo desejo de paternidade e maternidade para muitos casais".

"Por outro lado, deseja proporcionar informação sobre os últimos avanços na prevenção e o tratamento deste problema com o fim de dar esperança aos casais inférteis", acrescentou.

Segundo as estatísticas mais recentes a infertilidade se converteu em um problema médico importante que afeta 15% da população dos países industrializados e 30,9% dos países em desenvolvimento.

Tendo em conta este fato e o sofrimento que causa a infertilidade nos casais, a Academia Pontifícia para a Vida deseja participar ativamente na busca de soluções novas e eficazes acessíveis ao público em geral.

Dado que os tratamentos atualmente disponíveis são limitados, o desafio exposto pela Academia pontifícia aos cientistas é compartilhar seus conhecimentos na busca de novas alternativas que dêem esperança aos casais e não promover aquelas que são incompatíveis com a moral católica como a fecundação in vitro.

Os estudiosos participantes escolhidos entre os melhores peritos internacionais e o desafio ir além da mera gestão dos sintomas até o tratamento real da infertilidade.

Entre os participantes se encontram os sacerdotes argentinos padre Alberto Bochatey OSA, reitor do Colégio Internacional Santa Mônica (Roma), e o presbítero Rubén Revello, diretor do Instituto da Bioética da Pontifícia Universidade Católica Argentina "Santa Maria de Buenos Aires".

A Academia pediu aos profissionais atribuir as opções atuais de diagnóstico e tratamento das verdadeiras causas da infertilidade, com o fim de criar um degrau no avanço rumo a soluções permanentes par ao problema.

A doutrina católica se opõe à fecundação in vitro por duas razões primitivas: primeiro, porque se trata de um procedimento contrário à ordem natural da sexualidade que atenta contra a dignidade dos esposos e do matrimônio; segundo, porque a técnica supõe a eliminação de seres humanos em estado embrionário tanto fora como dentro do ventre materno, implicando vários abortos em cada processo.

As sessões da Assembléia estão abertas ao público que poderão as seguir através da página Web da Academia Pontifícia: www.academiavita.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário