Rio de Janeiro
Na noite da última terça-feira, 7 de fevereiro, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e o Presidente do Instituto JMJ RIO2013, anunciaram o vencedor do concurso da logomarca oficial da JMJ RIO2013.
Estiveram presentes no lançamento da logomarca o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, Secretário da Congregação para os Bispos no Vaticano, Dom Lorenzo Baldisseri, e aproximadamente 100 bispos brasileiros e estrangeiros, além de diversas autoridades civis.
"Certamente o mundo inteiro estará presente aqui e eu sei o quanto é importante motivar e mobilizar a todos para que participem desse grande evento" disse o governador, Sérgio Cabral.
Na ocasião Dom Orani afirmou que "a Jornada Mundial da Juventude é importante para o país". E ainda demonstrou certa preocupação pela grande responsabilidade mundial da Arquidiocese do Rio de Janeiro durante a JMJ RIO2013.
O Arcebispo recordou "nós teremos aqui jovens do mundo inteiro que farão uma experiência de convivência, de fraternidade, de encontro, de valores importantes. Nós estaremos influenciando o presente e o futuro. Podemos estar ajudando o mundo a ter novos valores, a ter os valores cristãos que a pessoa humana traz dentro do seu coração e, com isso, nós estaremos fazendo um trabalho importantíssimo para a sociedade de amanhã".
Logomarca e seu autor
O autor da logomarca escolhida pelo Pontifício Conselho para os Leigos de Roma em comum acordo com os representantes do Comitê Organizador Local, é o designer gráfico Gustavo Huguenin, pertencente à Diocese de Nova Friburgo.
A logomarca foi produzida com base no trecho do Evangelho de São Mateus, em que Jesus depois da ressurreição, encontra-se com seus discípulos em uma montanha. O símbolo faz referência a esse encontro de Jesus e o sentido do discipulado.
O Cristo Redentor, símbolo da cidade do Rio de Janeiro, também se encontra em uma montanha, e é reconhecido por todo o mundo, por isso sua imagem está em destaque no centro do símbolo.
Os elementos da logomarca formam a imagem de um coração.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, significando o abraço caloroso e acolhedor de Deus aos jovens e a todos os povos que estarão presentes no Brasil. Representam também nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior, foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, outro símbolo da cidade carioca, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro batizado pelos primeiros colonizadores como Terra de Santa Cruz.
A parte inferior, possue uma cor azulada, representando o litoral brasileiro, e unida ao verde e amarelo, transmitem as cores da bandeira nacional.
O edital do concurso para escolher a logomarca da JMJ RIO2013, foi lançado em 27 de setembro de 2011. Vindos dos quatro cantos do mundo, mais de 200 trabalhos chegaram às mãos do Comitê Organizador Local, o que demosntrou muita criatividade, fé e alegria da juventude católica.
Nesse dia o Cristo Redentor, embaixador da Jornada de 2013, foi iluminado com as cores verde e amarelo. (EPC)
Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Na noite da última terça-feira, 7 de fevereiro, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e o Presidente do Instituto JMJ RIO2013, anunciaram o vencedor do concurso da logomarca oficial da JMJ RIO2013.
"Certamente o mundo inteiro estará presente aqui e eu sei o quanto é importante motivar e mobilizar a todos para que participem desse grande evento" disse o governador, Sérgio Cabral.
Na ocasião Dom Orani afirmou que "a Jornada Mundial da Juventude é importante para o país". E ainda demonstrou certa preocupação pela grande responsabilidade mundial da Arquidiocese do Rio de Janeiro durante a JMJ RIO2013.
O Arcebispo recordou "nós teremos aqui jovens do mundo inteiro que farão uma experiência de convivência, de fraternidade, de encontro, de valores importantes. Nós estaremos influenciando o presente e o futuro. Podemos estar ajudando o mundo a ter novos valores, a ter os valores cristãos que a pessoa humana traz dentro do seu coração e, com isso, nós estaremos fazendo um trabalho importantíssimo para a sociedade de amanhã".
Logomarca e seu autor
O autor da logomarca escolhida pelo Pontifício Conselho para os Leigos de Roma em comum acordo com os representantes do Comitê Organizador Local, é o designer gráfico Gustavo Huguenin, pertencente à Diocese de Nova Friburgo.
A logomarca foi produzida com base no trecho do Evangelho de São Mateus, em que Jesus depois da ressurreição, encontra-se com seus discípulos em uma montanha. O símbolo faz referência a esse encontro de Jesus e o sentido do discipulado.
Os elementos da logomarca formam a imagem de um coração.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, significando o abraço caloroso e acolhedor de Deus aos jovens e a todos os povos que estarão presentes no Brasil. Representam também nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior, foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, outro símbolo da cidade carioca, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro batizado pelos primeiros colonizadores como Terra de Santa Cruz.
A parte inferior, possue uma cor azulada, representando o litoral brasileiro, e unida ao verde e amarelo, transmitem as cores da bandeira nacional.
O edital do concurso para escolher a logomarca da JMJ RIO2013, foi lançado em 27 de setembro de 2011. Vindos dos quatro cantos do mundo, mais de 200 trabalhos chegaram às mãos do Comitê Organizador Local, o que demosntrou muita criatividade, fé e alegria da juventude católica.
Nesse dia o Cristo Redentor, embaixador da Jornada de 2013, foi iluminado com as cores verde e amarelo. (EPC)
Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
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