segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A Peregrinação dos Símbolos da JMJ

Brasil 

 Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão peregrinando pelo Brasil, desde o ano passado. O itinerário e a programação dessa peregrinação estão quase concluídos.

JMJPIAUI1.jpg
Até o início do mês de abril, todas as dioceses do Regional Nordeste IV da CNBB terão recebido a visita da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos máximos da JMJ.
No dia 11 de março a Diocese de Parnaíba acolherá os símbolos da JMJ, vindos da Diocese de Tianguá - CE. Na ocasião acontecerá a V Romaria da Juventude. Dali seguirão para Campo Maior, onde será realizada a abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude.
No dia 16 de março a Cruz e o ícone de Nossa Senhora chegarão à Arquidiocese de Teresina, capital do Piauí. Lá será celebrada a Santa Missa presidida pelo Padre Tony Batista, Administrador Arquidiocesano de Teresina. Pela tarde os símbolos serão conduzidos para um Encontro com os Universitários, e às 19h participarão de uma caminhada com a juventude que sairá de uma das principais avenidas de Teresina.
No dia 18 de março os símbolos chegarão à cidade de Valença. De lá seguirão para as cidades de Picos e Ipiranga, onde permanecerão durante três dias.
Na sequência, serão recebidos na Diocese de Oeiras, e, depois, na Diocese de São Raimundo Nonato. Em seguida chegarão a Diocese de Bom Jesus e, por fim, chegarão à Diocese de Floriano, concluindo a passagem pelo Piauí.
A Diocese de Caxias, será a primeira do Estado do Maranhão a acolher os símbolos.

Os símbolos da JMJ e João Paulo II
A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora percorrem o mundo todo desde o lançamento da Jornada Mundial da Juventude feita pelo Beato João Paulo II, que entregou os símbolos à juventude para que eles peregrinem pelo mundo inteiro em sinal da presença de Jesus e Maria junto aos jovens. Desde então já passaram por todos os continentes.
Os símbolos da JMJ chegaram ao Brasil no dia 18 de setembro, e foram recebidos na cidade de São Paulo com uma grande festa. A meta é que os símbolos passem por todas as 17 regionais da CNBB, até chegar à cidade do Rio de Janeiro, onde ocorrerá a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude em 2013. (EPC)

Com informações da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário