terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Universidade de Jesuítas na Índia é atacada por grupos radicais hindus

Cidade do Vaticano 

 A agência vaticana de notícias, Fides, informou nesta semana que grupos radicais hindus atacaram, no último dia 30 de janeiro, o Instituto Universitário São José de Anekal, que fica localizado em Bangalore, no estado de Kernataka, Índia, e é administrado por padre jesuítas.
A universidade tem como reitor, Padre Mwlein Mendonça. Ele foi levado durante a ação, mas logo em seguida solto. Em entrevista à Fides, o sacerdote informou que os responsáveis pela ação entraram na universidade sob o pretexto de que bandeira nacional não havia sido desdobrada no dia anterior, durante a Festa da República.
Padre Mwlein disse também que os grupos contaram com a cumplicidade das instituições civis e das forças de segurança para realizar tais atos. Segundo o sacerdote, o inspetor e os agentes de polícia se limitaram a ser espectadores da violência, "e mais, permitiram que os distúrbios no campus se prolongassem durante duas horas mais".
O reitor contou ainda que esta foi a oitava vez no último ano acadêmico que os grupos radicais hindus visitaram o instituto. "Pretendiam que nossos estudantes aderissem a seus movimentos", afirmou.
De acordo com o sacerdote, alguns líderes hindus afirmam que o instituto tem que ser fechado e "que não se teria que conceder licenças aos cristãos para abrir instituições educativas, porque, segundo eles, destroem a cultura da Índia".
O Instituto Universitário São José de Anekal tem mais de 40 anos. Ao todo, 378 pessoas estudam lá, 200 das quais são dalits ou membros das castas mais baixas.
Com informou a Agência Fides, os responsáveis pelo ataque são membros dos grupos Vishwa Hindu Parishad, Bajrang Dal, Rastra Sakthi Sene e Karnataka Rakshana Vedike. (BD)

Com informações da ACI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário