O Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, está pedindo aos padres da Arquidiocese portuguesa, que deem mais atenção e "ajudem as pessoas que os procuram para expulsar os demônios". Segundo o prelado, o número de pessoas atormentadas pelos poderes do mal, que tem procurado a Igreja em busca de ajuda, está aumentando.
Nas normas pastorais sobre bençãos, funerais e exorcismos, Dom José Policarpo afirma que "ignorar ou desprezar quem procura um exorcismo é uma falta de respeito pela pessoa que sofre". Aos sacerdotes, Dom Policarpo pede para que "estejam suficientemente preparados sobre o modo de acolher e ajudar".
O exorcismo tem por finalidade expulsar os demônios ou libertar da influência diabólica, pelo que cabe ao sacerdote distinguir corretamente os casos de ataque do diabo.
No documento, o cardeal sublinha que "todos os meios de comunicação social estão excluídos das celebrações de exorcismo" e pede aos intervenientes que "observem com grande descrição".
Quanto aos funerais, o prelado recorda que, nas missas de corpo presente, "não devem cobrir-se os féretros com bandeiras de partidos políticos, seja eles quais forem". Nos casos de cremação aponta que "não se devem lançar as cinzas na terra". (LB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário