segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Falece o fundador da “Rome Reports”

Pamplona 

 Faleceu em Pamplona, Espanha -lugar onde habitualmente residia- Alfonso Nieto Tamargo, um dos principais fundadores, e primeiro presidente da "Rome Reports". Alfonso Nieto tinha 79 anos, e é considerado um pioneiro da comunicação na Igreja Católica.
Rome Reports é uma agência internacional de notícias de televisão, cujo foco é o acontecer mundial visto desde o Vaticano.

view.jpg
Javier Martínez Brocal, atual diretor de Rome Reports o recorda como "uma pessoa sempre muito cordial, uma pessoa muito carinhosa. Sempre nos abria horizontes, nos dizia que não podemos conformarmos com o que estamos fazendo e afirmava que a Igreja tem a melhor mensagem e que por isso nós como jornalistas estamos obrigados a oferecê-la bem ao público".
Alfonso Nieto Tamargo foi durante 12 anos reitor da Universidade de Navarra, doutor ‘honoris causa' de duas universidades e um dos iniciadores da Faculdade de Comunicação Institucional da Igreja na Pontifícia Universidade da Santa Croce, de Roma.
Dedicou sua última publicação ao sentido teológico e espiritual do tempo. Concluía essa sua obra afirmando que a glória eterna tem como moeda de compra o tempo gasto aqui em Deus. Aí alcança pleno significado a palavra felicidade sem que admita comparação alguma.
"Um antigo provérbio aconselha: ‘Quando beberes da fonte, não te esqueças nunca do manancial'. Meu agradecimento vai ao céu. Ali está o manancial. O que aprendi de São Josemaría Escrivá me levou livremente a decidir dedicar-me profissionalmente à comunicação, seja no âmbito empresarial, na docência e na investigação universitária", dizia Alfonso nas palavras de agradecimento na recepção de um de seus doutorados.

Biografia
Alfonso Nieto naceu em Oviedo, Espanha, em 1932. Licenciou-se em Direito em 1954 e obteve o Prêmio Especial de Licenciatura "Francisco Becerra".
Obteve seu doutorado em Direito pela Universidade de Oviedo em 1957 e como jornalista, em 1974 incorporou-se, como professor da Empresa Informativa, à Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid, e dois anos depois obteve a Cátedra.

view (1).jpg
Foi diretor do Instituto de Jornalismo da Universidade de Navarra entre 1969 e 1972, e decano de sua Faculdade de Ciências da Informação entre 1972 e 1974, quando foi nomeado vice-decano da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense. Em 1990 ocupou a direção do departamento de Empresa Informatica do campus de Pamplona e contiuou desenvolvendo sua carreira como professor e investigador.
Depois de ocupar o cargo de vice-reitor da Universidade de Navarra durante dois anos (1977 a 1979), foi feito reitor desse centro acadêmico até 1991. Em 2002 recebeu a Medalha de Ouro da Universidade de Navarra.
O professor Alfonso Nieto levou a cabo um intensa trabalho de investigação; prova disso são os numerosos artigos e livros publicados. Entre eles: A Empresa Periodística na Espanha (1973), A Imprensa Gratuita (1984), Cartas a um empresário da informação (1987), Concentração Informativa na Espanha: Imprensa diária (1989), e Empresa informativa (1993).
Foi convidado por numerosas universidades e instituições internacionais para nelas ministrar seus ensinamentos. Por exemplo, o convite feito pelo Governo dos Estados Unidos, através do Departamento de Estado, para visitar 21 universidades norte-americanas e pronunciar conferências e ditar lições sobre temas de Empresa Jornalistica; ou a convite oficial da Univerdidade de Estudos Estrangeiros de Kioto (Japão) para participar nos atos com motivo de seu 40º aniversário.

Com informações de Rome Reports e da Universidade de Navarra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário