sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Mais de 7 mil fiéis assistem à posse de novo arcebispo de Niterói

Niterói 

 O novo arcebispo de Niterói, no Rio de Janeiro, Dom José Francisco Rezende Dias tomou posse no último domingo, 12, em cerimônia realizada no ginásio Caio Martins. O evento contou com a presença de 22 Bispos, cerca de 130 padres, mais de 100 diáconos permanentes e transitórios, aproximadamente 80 seminaristas e 150 religiosos, além de 7 mil fiéis advindos de 75 paróquias.

A cerimônia teve início às 15h e se deu conforme os ritos prescritos pelo Cerimonial dos Bispos e pelo Código de Direito Canônico vigente, diante dos presentes, ora testemunhas do ato, senhores Arcebispos, Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Consagrados, Religiosos, Seminaristas, autoridades civis e militares e demais fiéis do Povo de Deus.
Após a procissão de entrada e a saudação inicial da Santa Missa, foi apresentada ao Colégio dos Consultores pelo Reverendíssimo Monsenhor Luiz Gonzaga de Castro Azevedo, Chanceler da Cúria, a Bula Pontifícia da nomeação, cujo texto foi lido diante de todos os fiéis.


DSC_0455-300x200.jpg
Terminada a leitura, Dom José Francisco foi saudado por Sua Excelência Reverendíssima Dom Frei Alano Maria Pena O.P., que deixou a função de arcebispo de Niterói por motivo de idade.

Em entrevista coletiva ainda no ginásio, logo após sua posse, Dom José disse contar com o apoio de toda a Arquidiocese de Niterói para encarar esse novo desafio. "Espero fazer um bom pastoreio aqui na Arquidiocese", disse.
Dom José Francisco é o quinto arcebispo de Niterói desde 26 de março de 1960, quando a Diocese de Niterói foi elevada a Arquidiocese e sede metropolitana pelo Papa João XXIII, através da Bula Quandoquidem verbis.
Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário