quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Missa e caminhada marcam o lançamento da CF 2012



A Igreja de São Sebastião, em Santo Amaro, área central do Recife ficou lotada. Fiéis de diversas paróquias da arquidiocese participaram, nesta quarta-feira, 22, da missa de Cinzas presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido. E como não poderia ser diferente, o pastor da Igreja local relembrou a necessidade de vivenciar profundamente o período de preparação para a Páscoa atentos principalmente ao convite feito pela Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e Saúde Pública”.

Em sua homilia dom Saburido afirmou que a quaresma “nos assegura a misericórdia de Deus, diante de gestos sinceros de arrependimento”, observando a esmola, a oração e o jejum como caminhos seguros para a conversão e a manutenção da fé. “Conforme o Evangelho de Mateus que escutamos, tudo deve ser feito com discrição, no propósito de ser visto, apenas, pelo Pai que está nos céus. “E o teu Pai que vê o que está escondido, te dará a recompensa”, palavra que escutamos três vezes neste pequeno texto. No mundo atual, cheio de ilusões enganosas, cuja segurança está no ter, no ser e no poder, as pessoas sentem necessidade de serem vistas e reconhecidas pelo aparente bem que realizam. Esta atitude contradiz a Palavra de Deus”, afirmou.

Dom Saburido discursou ainda sobre o grande desafio proposto este ano pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Campanha da Fraternidade. À luz do lema “Que a saúde se difunde sobre a Terra” (Eclo 38,8), a CF quer promover o debate sobre o assunto em todos os âmbitos possíveis. Envolver no diálogo: crianças, jovens e adultos das várias culturas, raças e classes sociais, no desejo de colaborar concretamente para as necessárias mudanças, tendo em vista o bem da própria sociedade. O arcebispo criticou o Sistema Único de Saúde (SUS). “Os investimentos são insuficientes assim como o número de profissionais”, disse.

No final da missa, os fiéis caminharam em direção ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). O ato foi o primeiro de inúmeras mobilizações que acontecerão no decorrer de todo o ano. Na Arquidiocese de Olinda e Recife a Pastoral da Saúde em parceria com outras pastorais e a Equipe Permanente de Campanhas pretende aprofundar o assunto e promover uma mudança concreta, principalmente, aqueles que não contam com um serviço básico de saúde.

Na quadra da Escola Superior de Educação Física, da Universidade de Pernambuco (UPE), dom Fernando e autoridades civis como o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira fizeram um momento de reflexão sobre o tema da CF e os desafios que precisam ser enfrentados na área da saúde. Em seguida, na presença do reitor da UPE, Carlos Calado, dom Saburido fez o descerramento de uma placa em homenagem aos 140 anos de nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário