segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Igreja Católica celebrou neste sábado o Dia Mundial do Doente

Vaticano,

Pela ocasião da celebração do 20º Dia Mundial do Doente, no último sábado, dia 11, o Presidente do Pontifício Conselho para os Agentes da Pastoral da Saúde, Dom Zygmunt Zimowski, indicou que "a cabeceira do doente é cátedra de espiritualidade e de fé".

Em um artigo publicado no L’Osservatore Romano, Dom. Zimowski recalcou que o doente "sacode a sensibilidade mais intumescida e convoca aos valores mais simples e profundos, que em situação de boa saúde costumam ser relegados, paradoxalmente, em segundo plano".

"A Igreja acredita no valor sagrado de todo ser humano, que não é um número nem um objeto, e sim uma pessoa que deve ser tratada como tal".

Dom Zimowski revelou que, de acordo às cifras do Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde, até à data são mais de cento e vinte mil as instituições de saúde e assistência social fundadas e administradas pela Igreja.

O Prelado destacou que o Papa Bento XVI, em sua mensagem para o Dia Mundial do Doente 2012, ressalta a importância da fé e os sacramentos na cura das pessoas que sofrem e de quem os atende.

Em sua mensagem, o Santo Padre afirma que "na acolhida generosa e afetuosa de cada vida humana, sobre tudo a fraca e doente, o cristão expressa um aspecto importante de seu testemunho evangélico seguindo o exemplo de Cristo, que se inclinou ante os sofrimentos materiais e espirituais do homem para curá-los".

Bento XVI também explicou que o título de sua mensagem pelo evento que este ano se celebra na França, "Levanta-te e vai, tua fé te salvou", está profundamente relacionado com o próximo "Ano da fé", que começará em 11 de outubro de 2011.

Por isso, a Papa pediu aos doentes e aqueles que sofre que encontrem "sempre na fé uma âncora segura, alimentada pela escuta da palavra de Deus, a oração pessoal e os sacramentos".

A mensagem conclui com um convite a dirigir o olhar à Virgem Maria, Mãe de Misericórdia e Saúde dos Doentes, para que "sua materna compaixão, vivida junto ao Filho agonizante na Cruz, acompanhe e sustente a fé e a esperança de cada pessoa doente e que sofre no caminho de cura das feridas do corpo e do espírito".

Para ler a mensagem completa do Papa Bento XVI para a Jornada Mundial do Doente 2012, ingresse em: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/sick/documents/hf_ben-xvi_mes_20111120_world-day-of-the-sick-2012_po.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário