BUENOS AIRES, quarta-feira, 26 de outubro de 2011 – Para este 27 de outubro, em sintonia com o encontro pela paz presidido por Bento XVI em Assis, na Itália, acontece na basílica de São Francisco de Assis de Buenos Aires, na Argentina, um encontro inter-religioso protagonizado por jovens e organizado pela Confraternidade Argentina Judaico-Cristã, pelos Frades Menores e pela Editora San Pablo.
A atividade argentina começará com um encontro de jovens e, a seguir, os líderes de todas as religiões e cosmovisões participantes farão uma oração pela paz no mundo, particularmente na Argentina.
Neste VI Encontro de Oração pela Paz, no “Espírito de Assis”, participa pela Confraternidade Argentina Judaico-Cristã o jovem Adrián Mirchuk, de trinta anos, casado e pai de uma filha.
Mirchuk estudou música e fontes sobre o judaísmo. Há nove anos trabalha na comunidade NCI–Emanuel da Fundação Judaica, no bairro de Belgrano, onde coordena atividades culturais e faz parte da equipe de oficiantes das diferentes cerimônias da instituição.
A Comunidade NCI-Emanuel foi criada por judeus alemães que fugiram do nazismo, construindo para si e para os filhos uma nova comunidade de vida. O rabino Hanns Harf (1914-2004) foi o fundador e guia espiritual.
Por sua vez, a Emanuel foi a primeira comunidade afiliada ao Movimento Reformista do país, desenvolvendo um importante trabalho no ecumenismo e nos valores da Tzedaká.
Ambas congregações se integraram a partir de 2001.
Mirchuk será um dos participantes do encontro de jovens. Em entrevista à Editora San Pablo, ele explica que o encontro “é uma oportunidade para jovens de diversos credos, religiões e cosmovisões para um caminho não só de diálogo, mas também de trabalho em conjunto para demonstrar a busca em comum de um mundo melhor, e que existem mais coisas que nos unem do que coisas que nos separam”.
Após o encontro dos jovens, líderes religiosos farão uma oração pela paz. O ato acabará com um concerto da soprano Gabriela Guzzo, dirigido pelo maestro Miguel Angel Gilardi. Em seguida, será oferecido um ágape fraterno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário