segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conhecendo as obras de Deus - Hoje: COMUNIDADE BETHÂNIA

Quem somos

A Comunidade Bethânia

A “Associação Educacional e Assistencial Bethânia”, designada simplesmente “Comunidade Bethânia”, fundada em 14 de março de 1995, é uma associação civil, de cunho religioso, âmbito nacional e Utilidade Pública Federal, conforme Portaria no. 2012, de 26/10/2005, publicada no DOU em 27/10/2005, sem fins lucrativos, de caráter educacional, assistencial, beneficente e cultural, com prazo de duração indeterminado, com sede na Estrada Municipal Bethânia, 400, Bairro Timbezinho, Município de São João Batista/SC. 
Bethânia não é um centro de recuperação de drogados e nem uma clínica onde se internam pessoas para tratamento.
Bethânia é "Comunidade de acolhimento". Nós não curamos ninguém! Este é um trabalho que deverá ser feito por cada um. Nós somos colaboradores no processo
Para isso, devemos oferecer nossa amizade, orações e uma oportunidade organizada de cada um se ajudar segundo o seu esforço e persistência. Não existem curas mágicas para a dependência química, ou qualquer outra dependência. Em Bethânia, cada um deve ser o primeiro responsável em se ajudar.

Nossa História

A Comunidade Bethânia nasceu de um desejo que o Espírito Santo colocou no coração do Pe. Léo scj, a partir de sua própria experiência, como dependente químico, e como sacerdote, trabalhando no Colégio São Luiz, em Brusque/SC. Atendendo diariamente muitos jovens que buscavam nas drogas a solução para seus problemas, viu crescer a necessidade de um trabalho metódico, num lugar apropriado em vista do atendimento destes filhos (as) que o procuravam cotidianamente em busca de uma solução e ajuda para seus problemas. Diante da procura, era impossível continuar atendendo nas dependências do Colégio. Muitos problemas estavam surgindo, especialmente com alguns pais de alunos, preocupados com o contato de seus filhos com os dependentes e marginalizados que procuravam auxílio nas dependências do colégio na pessoa do Pe. Léo,scj.
A partir das celebrações na Capela Espírito Santo – no colégio – e do trabalho de atendimento pessoal, outras pessoas foram se entusiasmando com a idéia: primeiro foi a Juscélia, engenheira civil, que já tinha feito o projeto e os vitrais da Capela. Depois veio a Zeni que ajudava o Pe. Léo,scj no atendimento, e por fim, o casal Ideraldo e Margarida, que ajudava nas celebrações eucarísticas e logo se prontificou a abandonar tudo para viver no Recanto. Surgia ali, com a disponibilidade do casal, o primeiro sinal de vida consagrada na comunidade que nascia. A idéia estava tomando corpo, mas faltava o terreno para se construir um Recanto.
Numa celebração eucarística em São João Batista/SC, em junho de 1994, Pe. Léo,scj falou sobre a necessidade desse trabalho. Dona Vanda, católica e participante da RCC, se dispôs a falar com o Dr. César, proprietário da Portobelo e dono do terreno onde se encontra o Recanto São João Batista. Graças ao grande empenho do Sr. Luiz Teles, antigo funcionário e administrador da USATI, foi possível um encontro com o Dr. César. Durante o encontro, Pe. Léo,scj partilhou a necessidade e a importância do projeto. Diante de tudo que lhe foi proposto, Dr. César se prontificou em doar o terreno.
No dia 12 de outubro de 1995, graças especialmente ao grande apoio e empenho do Sr. Jair Amorim (Nonga), na época Vice-Prefeito de São João Batista/SC e posteriormente Prefeito do município, foi aberta uma pequena clareira, na parte mais alta do terreno, onde posteriormente abriu-se uma estrada e do alto da colina, às 15h, com a participação de milhares de pessoas e a animação da Banda Vida, foi celebrada a Eucaristia, em que consagrou-se o terreno doado à ação do Espírito Santo.
Nascia, a partir  desta missa, o Recanto São João Batista. Imediatamente iniciou-se a construção da Casa Mãe (primeira casa construida no terreno). Juscélia, autora dos projetos, responsável por toda a Documentação, Tesoureira e Diretora de Patrimônio, coordenou todos os trabalhos. Um mês antes da inauguração, Ideraldo passou a auxiliar Juscélia, vindo diariamente acompanhar os trabalhos da construção. Graças à generosidade de muitos benfeitores e amigos, no Domingo de Páscoa, 07 de abril de 1996, celebrava-se a missa festiva de inauguração de Bethânia. No dia 1º de maio do mesmo ano, com a consagração de Ideraldo, Margarida, Zeni e Jocelino, em missa celebrada na sala da Casa Mãe, deu-se inicio à missão. Em 06 de maio do decorrente mês, foram acolhidos os primeiros filhos (as) da comunidade.

Desafios que nos motivaram o surgimento da comunidade:

1) O grande número de dependentes químicos na região.
2) O aumento do número de soropositivos.
3) O grande número de adolescentes grávidas, solteiras e abandonadas.
4) O crescente número de menores abandonados nas periferias de nossas cidades.
5) A necessidade de uma ação concreta de promoção social e um sério trabalho visando à transformação da sociedade.
6) A necessidade de um ambiente apropriado para uma retomada de vida através da pregação de retiros espirituais e cursos que ajudassem na redescoberta de um sentido para a vida daqueles que eram acolhidos, bem como dos amigos (as) que vinham à comunidade

Um comentário:

  1. Essa Comunidade é uma bênção!!! parabéns em divulgá-la. Abraços! maria luiza saes de rezende

    ResponderExcluir