quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Vaticano cria Ordinariato Católico para ex-anglicanos nos Estados Unidos

fr_steenson.jpg
Padre Jefrrey Neil Steenson
Cidade do Vaticano
 A Congregação para a Doutrina da Fé emitiu neste domingo, 1º de janeiro de 2012, por meio da Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus, a autorização para a criação do primeiro Ordinariato pessoal para anglicanos convertidos ao catolicismo nos Estados Unidos.
O ordinariato, que irá atuar nacionalmente no território da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, terá como coordenador o reverendo Jeffrey Neil Steenson, de 59 anos. Ex-bispo anglicano, Padre Jeffrey foi admitido na Igreja Católica em 2007 e ordenado sacerdote dois anos depois.
Com a criação deste ordinariato nos Estados Unidos, agora são duas as organizações deste tipo no mundo. A primeira delas foi instituída no ano passado na Inglaterra. Também está sendo avaliada pelo Vaticano a criação de ordinariatos na Austrália e no Canadá.

Constituição Anglicanorum Coetibus
Publicada em novembro de 2009, a constituição apostólica Anglicanorum Coetibus, ofereceu aos grupos anglicanos uma maneira de ingressar na Igreja Católica, através do estabelecimento de ordinariatos pessoais, um novo tipo de estrutura canônica. Seguindo esta constituição, os bispos anglicanos estarão sob a autoridade do Papa, mas poderão conservar elementos de suas tradições litúrgicas e espirituais. (BD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário