terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Economista dá as dicas - Pagar as contas e planejar o orçamento: comece bem 2012


Suas contas estão uma bagunça? Não sabe por onde começar? O economista e professor de graduação e pós-graduação da UNIESP (União das Instituições de Ensino Superior) Marcos Crivellaro dá algumas dicas para colocar tudo em ordem, usar bem o 13º salário, aproveitar as promoções de fim de ano e ainda planejar bem o orçamento para o próximo ano. Confira:


1. Dívidas com o Estado


O 13º salário muitas vezes ajuda a pagar as contas atrasadas. Segundo o especialista, as primeiras dívidas a serem pagas são as dívidas com o governo como o IPTU e o IPVA.


2. Cartão de crédito e cheque especial


As contas com maior taxa de juros (em torno de 8%), como o cartão de crédito e o cheque especial, também devem ser prioridade, para quem acertar as dívidas.


3. Financiamentos

Na hora de pagar as contas atrasadas, busque negociar suas dívidas, se pagar à vista tente negociar um bônus, pois receber à vista também é interessante para o credor.

E cuidado: algumas vezes você pode perder um bem, como o carro por exemplo, por causa das prestações atrasadas.


4. Promoções de fim de ano

Nessa época do ano, muitas lojas realizam saldões e promoções. A vontade é comprar tudo, mas o economista aconselha a pensar nas prioridades, o que é mais urgente, pensando em toda família.

“Por exemplo: uma geladeira mais nova gasta menos energia. Então, a economia que você faz por mês na conta, quase que paga a sua geladeira”, elucida o especialista.

Chuveiros e ferros de passar, lembra Crivellaro, também são produtos que gastam bastante energia e que ao serem trocados por novos podem gerar uma grande economia. Um dica é olhar sempre o selo do Inmetro e a classificação de gasto de energia.

“Vale a pena esperar mais 20 dias para fazer as compras, pois você poderá comprar produtos melhores e mais baratos. É comum em janeiro, as promoções das grandes lojas”,  aconselha o economista.

Janeiro também é um bom mês para comprar as roupas da estação, recorda o especialista, mas é importante ter cuidado para não exagerar.

“E a grande dica é sempre pesquisar e pensar bem no que é prioridade, se essa é realmente uma necessidade. Os feirões de carro, por exemplo, acontecem sempre ao longo do ano, isso acontece em todos os seguimentos, então se o consumidor puder guardar o dinheiro e negociar uma boa vantagem, esse dinheiro rende mais”, salienta Crivellaro.


5. Planejando o orçamento para 2012

“Não é proibido fazer dívidas. Mas a grande dica é pensar em como elas vão pesar no orçamento mensal. Muitas vezes a soma das dívidas é quase seu salário. O saudável é que seu salário esteja de 30%, no máximo 40%, comprometido com as contas”, ressalta o economista.

O desafio é tentar guardar dinheiro para poder fazer compras futuras à vista para conseguir um bom desconto.

“Quando você tem mais tempo para pensar na compra que você quer fazer, você consegue verificar se realmente precisa do produto e se esta é a melhor compra, o melhor produto”, destaca Crivellaro.

Fonte: cançãonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário