A cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, mais uma vez “abriu os braços” para acolher o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. A terceira edição do evento começou na noite desta quinta-feira, 19, com o credenciamento dos participantes, seguido de uma conferência presidida pelo jornalista e diretor Internacional de Ciências Sociais da Universidade de Navarra, na Espanha, Carlos Alberto di Franco. A Arquidiocese de Olinda e Recife está representada por seis agentes da Pascom.
Na manhã desta sexta-feira, 20, uma missa celebrada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, dom Dimas Lara Barbosa, abriu o segundo dia do encontro. Logo em seguida, os participantes foram surpreendidos por uma videoconferência. Direto de Roma, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé, cardeal Cláudio Maria Celli falou da necessidade de uma “profunda coerência entre comunicação, palavra e vida” e reforçou que “a Igreja precisa ter uma presença eficaz nos espaços cibernéticos, sem esquecer o compromisso do amor a Deus e pelos homens”.
No segundo momento foram realizadas as quatro mesas-redondas previstas para a manhã. Para a secretária da Pascom da arquidiocese, Sandra Virgínia, as discussões foram muito enriquecedoras. “Muito importante o que foi discutido por todos, mas destaco a contribuição da professora da Universidade Estadual de Londrina, Rosane Borges. Ela falou dos sentidos da comunicação. O mercado que nos apresenta um mundo onde nada mais tem sentido, que tudo esvaziou, nesse contexto a comunicação vinha pra quebrar esse pensamento, usando das novas técnicas, que não são o fim, mas o meio”, afirmou.
Durante a tarde os cerca de 700 participantes se dividiram em quatro seminários. Lá, puderam aprofundar com especialistas temas como comunicação e catequese, web jornalismo, comunicação na liturgia, redes sociais, dentre outro assuntos.
A programação deste sábado, dia 21, segue com as mesas-redondas e com os seminários. O terceiro Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação vai até o domingo, 22.
Da Assessoria de Comunicação AOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário