O Papa Bento XVI enviou neste final de semana uma mensagem especial para o participantes do 11º Encontro Internacional do movimento de espiritualidade conjugal Equipes de Nossa Senhora. O evento, que teve início sábado, 21, em Brasília, acontecerá até a próxima quinta-feira, a partir do tema "Ousar o Evangelho". Cerca de 8 mil pessoas de mais de 50 países participarão do encontro.
A mensagem do Santo Padre foi lida pelo arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, durante a cerimônia de abertura. Na missiva, entre outras coisas, Bento XVI cumprimentou os participantes do movimento, elogiando seu forte trabalho em favor do matrimônio.
Conforme o Santo Padre, os casais das Equipe de Nossa Senhora "proclamam , não tanto com palavras, mas sobretudo com a vida as verdades fudamentais sobre o amor humano e sobre o seu significado mais profundo". Neste sentido, Bento XVI citou um trecho de uma mensagem enviada pelo Papa Paulo VI, em 1972, aos casais das equipes de Nossa Senhora:
"Um homem e uma mulher que que se amam, um sorriso de criança, a paz de uma lar: eis uma pregação sem palavras, mas extraordinariamente persuasiva, na qual cada homem pode já pressentir, como que por transparência, o reflexo de outro amor e o seu apelo infinito".
Segundo o Papa, tal ideal proposto na carta de Paulo VI pode parecer muito alto, mas é por isso, de acordo com o pontífice, que o movimento incentiva seus membros "a beberem constantemente nas fontes da graça do sacramento do matrimônio e da participação na Eucaristia dominical".
O movimento, conforme o Santo Padre, também propõe a seus membros "um método rico de compromissos e sugestões simples e concretas para viverem no dia a dia a espiritualidade encarnada de esposos cristãos". Sendo um destes conselhos o diálogo pessoal periódico entre os cônjuges, para esclarecer os problemas do casal.
"No nosso mundo tão marcado pelo individualismo, o ativismo, a pressa e a distração, o diálogo sincero e constante entre os esposos é essencial para evitar que surjam, cresçam e endureçam incompreensões que, infelizmente, muitas vezes acabam em rupturas insanáveis que já ninguém ajuda a consertar", destacou o pontífice.
Bento XVI lembrou também aos participantes do encontro as comemorações pelo cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II e pelo Ano da Fé. Convidou, então, os casais cristãos a serem "o rosto sorridente e doce da Igreja", os melhores e mais convincentes arautos da beleza do amor sustentado e alimentado pela fé, dom Deus oferecido com largueza e generosidade a todos, para que possam encontrar cada dia o sentido da sua vida".
Equipes de Notre Dame
As Equipes de Notre Dame são um movimento Cristocêntrico da Igreja Católica Apostólica Romana, fundado pelo Padre Henry Cafarrel e alguns casais franceses durante a Segunda Guerra Mundial, na França. Constitui uma Associação Internacional Católica de Leigos, reconhecida pelo Decreto 650, de 1992, do Pontifício Conselho para os Leigos.
As Equipes de Notre Dame são um movimento Cristocêntrico da Igreja Católica Apostólica Romana, fundado pelo Padre Henry Cafarrel e alguns casais franceses durante a Segunda Guerra Mundial, na França. Constitui uma Associação Internacional Católica de Leigos, reconhecida pelo Decreto 650, de 1992, do Pontifício Conselho para os Leigos.
Atualmente o movimento está em 86 países, incluindo o Brasil, onde chegou em 1950. (BD / DA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário