terça-feira, 22 de maio de 2012

Pastoral da Saúde vai analisar denúncias de médicos do RN


A Pastoral da Saúde do Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) vai analisar a grave situação de falta de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O material será encaminhado para a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Natal. Conforme reportagem do UOL seis bebês e duas crianças estão à espera de leitos de UTI em hospitais da capital potiguar. O problema foi exposto por médicos plantonistas no domingo, dia 20, via Twitter.

Segundo os médicos da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), também conhecida como Maternidade de Natal, a unidade está superlotada e há carência de pessoal. Cinco bebês em estado grave estariam recebendo cuidados em uma sala improvisada do centro cirúrgico. De acordo com a pediatra Uelma Medeiros, não há como oferecer assistência a todos os casos que chegam à MECJ porque a unidade está trabalhando acima da capacidade.

Há também a denúncia de que no Hospital Maria Alice Fernandes (HMAF), também em Natal, há falta de vaga nas UTIs e crianças estariam recebendo atendimento em local inadequado.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, Geraldo Ferreira, informou que o sindicato vai visitar as delegacias de cada bairro onde estão localizados os hospitais para que sejam abertos inquéritos policiais contra o governo do estado.

De acordo com Ferreira, o sindicato ainda vai denunciar à polícia a morte de três crianças que necessitavam de UTI e não tiveram a assistência devida. Segundo o sindicato, um delas estava com problemas no aparelho gastrointestinal e necessitava de aparelhos para mantê-la viva e o tempo de espera por uma vaga na UTI resultou no óbito antes da transferência.

A Secretaria Estadual de Saúde e a direção dos hospitais envolvidos não se manifestaram sobre o ocorrido.

Fonte: Pastoral da Saúde NE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário