terça-feira, 24 de abril de 2012

Jovens estão sendo fundamentais na preparação da JMJ 2013

Dom Orani João Tempesta.jpg
"Os jovens estão sendo primordiais na preparação da JMJ", afirma Dom Orani
Aparecida 
  "A Cruz Peregrina e a Imagem de Nossa Senhora tem despertado em todos os jovens o interesse pela Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro no ano que vem". Com esta frase, o Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013, Dom Orani João Tempesta, definiu a preparação dos jovens para o encontro mundial do próximo ano.
Todos os detalhes serão apresentados aos bispos presentes na 50ª Assembleia Geral da CNBB nesta quarta-feira pelo próprio Dom Orani. "Estamos dando passos importantes. Já tivemos a logomarca lançada, em breve teremos o hino oficial e da oração da Jornada. Esperamos que até junho já tenhamos os locais definidos para as celebrações".
Outro aspecto destacado por Dom Orani foi o fato de que os jovens estão participando ativamente no voluntariado, principalmente em oferecer suas casas para acolher os jovens vindos de todo o Brasil e de outros países.
"Os jovens são fundamentais neste período de preparação, tanto em nível da Arquidiocese do Rio de Janeiro como nas dioceses. Na Arquidiocese temos uma Vígilia de Oração permanente e, nas paróquias, conforme a disponibilidade, os padres organizam um tempo de oração. Ou seja, os jovens estão participando tanto na parte da organização como na oração", afirmou Dom Orani.
O Arcebispo do Rio de Janeiro disse ainda que a Jornada Mundial acontecerá no Rio de Janeiro, mas "é um evento mundial e por isso, todas as dioceses fazem a sua preparação, depois aqui no Brasil acontecerá a pré jornada e o mais importante que será, depois da Jornada Mundial, a pós jornada, que é como continuar a jornada no Brasil, nas dioceses e nas paróquias".
O Comitê Organizador Local da JMJ 2013 esteve durante a Semana Santa no Vaticano, apresentando aos delegados de vários países, os preparativos para o encontro mundial dos jovens no ano que vem.
Segundo Dom Orani "todos reagiram com muito entusiasmo e os questionamentos ficaram por conta de como se inscrever, como chegar ao Rio de Janeiro, ou seja, questões práticas que os países querem saber para se programar e saber como chegar ao Rio".

Luciano Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário