terça-feira, 24 de julho de 2012

Professor Felipe de Aquino é nomeado Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno

O professor Felipe de Aquino, que tem uma obra extensa publicada sobre temas da doutrina católica, foi nomeado na última quinta-feira, 19, Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa às pessoas que se entregam à Igreja Católica na defesa de fé católica e da pregação do Evangelho.

felipeaquino1.jpg
Professor Aquino dedica-se a esclarecer aspectos da doutrina católica
 

Professor Aquino foi nomeado em cerimônia presidida pelo bispo de Lorena, São Paulo, Dom Benedito Beni, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, São Paulo. Durante a celebração eucarística, o professor trajou uma veste própria para os Cavaleiros de São Gregório Magno trazida especialmente de Roma.
Com este título, professor Aquino poderá ocupar um lugar no presbitério durante as celebrações litúrgicas e ser saudado pela Guarda Suíça Pontifícia. O título não implica nenhuma obrigação particular a Igreja; o escolhido precisa, porém manter sua reputação, provando ser merecedor da honraria.
A ideia para a nomeação veio do próprio Dom Beni, que considerou que o título seria um reconhecimento por todo o bem que o prefessor faz por seu conhecimento. O prelado enviou então uma carta ao Papa Bento XVI apresentando-o como missionário, pregador da Palavra de Deus e escritor. A sugestão de Dom Beni foi aceita pelo Santo Padre.
Segundo Dom Beni, o professor Aquino é merecedor da honraria, pois, mais do que um homem da Igreja ele é um homem de Deus. "O principal é que, com este título, o professor Aquino se tornou mais próximo do coração do Papa, o sucessor de Pedro e pastor universal da Igreja", declarou o bispo.
Com informações da Canção Nova.

Tem início o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação


A cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, mais uma vez “abriu os braços” para acolher o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. A terceira edição do evento começou na noite desta quinta-feira, 19, com o credenciamento dos participantes, seguido de uma conferência presidida pelo jornalista e diretor Internacional de Ciências Sociais da Universidade de Navarra, na Espanha, Carlos Alberto di Franco. A Arquidiocese de Olinda e Recife está representada por seis agentes da Pascom.

Na manhã desta sexta-feira, 20, uma missa celebrada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, dom Dimas Lara Barbosa, abriu o segundo dia do encontro. Logo em seguida, os participantes foram surpreendidos por uma videoconferência. Direto de Roma, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé, cardeal Cláudio Maria Celli falou da necessidade de uma “profunda coerência entre comunicação, palavra e vida” e reforçou que “a Igreja precisa ter uma presença eficaz nos espaços cibernéticos, sem esquecer o compromisso do amor a Deus e pelos homens”.

No segundo momento foram realizadas as quatro mesas-redondas previstas para a manhã. Para a secretária da Pascom da arquidiocese, Sandra Virgínia, as discussões foram muito enriquecedoras. “Muito importante o que foi discutido por todos, mas destaco a contribuição da professora da Universidade Estadual de Londrina, Rosane Borges. Ela falou dos sentidos da comunicação. O mercado que nos apresenta um mundo onde nada mais tem sentido, que tudo esvaziou, nesse contexto a comunicação vinha pra quebrar esse pensamento, usando das novas técnicas, que não são o fim, mas o meio”, afirmou.

Durante a tarde os cerca de 700 participantes se dividiram em quatro seminários. Lá, puderam aprofundar com especialistas temas como comunicação e catequese, web jornalismo, comunicação na liturgia, redes sociais, dentre outro assuntos.

A programação deste sábado, dia 21, segue com as mesas-redondas e com os seminários. O terceiro Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação vai até o domingo, 22.

Da Assessoria de Comunicação AOR

Casais: “o rosto sorridente e doce da Igreja”. Mensagem do Papa aos participantes do 11º Encontro das Equipes de Nossa Senhora

O Papa Bento XVI enviou neste final de semana uma mensagem especial para o participantes do 11º Encontro Internacional do movimento de espiritualidade conjugal Equipes de Nossa Senhora. O evento, que teve início sábado, 21, em Brasília, acontecerá até a próxima quinta-feira, a partir do tema "Ousar o Evangelho". Cerca de 8 mil pessoas de mais de 50 países participarão do encontro.

casal-lúdico.jpg

A mensagem do Santo Padre foi lida pelo arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, durante a cerimônia de abertura. Na missiva, entre outras coisas, Bento XVI cumprimentou os participantes do movimento, elogiando seu forte trabalho em favor do matrimônio.
Conforme o Santo Padre, os casais das Equipe de Nossa Senhora "proclamam , não tanto com palavras, mas sobretudo com a vida as verdades fudamentais sobre o amor humano e sobre o seu significado mais profundo". Neste sentido, Bento XVI citou um trecho de uma mensagem enviada pelo Papa Paulo VI, em 1972, aos casais das equipes de Nossa Senhora:
"Um homem e uma mulher que que se amam, um sorriso de criança, a paz de uma lar: eis uma pregação sem palavras, mas extraordinariamente persuasiva, na qual cada homem pode já pressentir, como que por transparência, o reflexo de outro amor e o seu apelo infinito".
Segundo o Papa, tal ideal proposto na carta de Paulo VI pode parecer muito alto, mas é por isso, de acordo com o pontífice, que o movimento incentiva seus membros "a beberem constantemente nas fontes da graça do sacramento do matrimônio e da participação na Eucaristia dominical".
O movimento, conforme o Santo Padre, também propõe a seus membros "um método rico de compromissos e sugestões simples e concretas para viverem no dia a dia a espiritualidade encarnada de esposos cristãos". Sendo um destes conselhos o diálogo pessoal periódico entre os cônjuges, para esclarecer os problemas do casal.
"No nosso mundo tão marcado pelo individualismo, o ativismo, a pressa e a distração, o diálogo sincero e constante entre os esposos é essencial para evitar que surjam, cresçam e endureçam incompreensões que, infelizmente, muitas vezes acabam em rupturas insanáveis que já ninguém ajuda a consertar", destacou o pontífice.
Bento XVI lembrou também aos participantes do encontro as comemorações pelo cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II e pelo Ano da Fé. Convidou, então, os casais cristãos a serem "o rosto sorridente e doce da Igreja", os melhores e mais convincentes arautos da beleza do amor sustentado e alimentado pela fé, dom Deus oferecido com largueza e generosidade a todos, para que possam encontrar cada dia o sentido da sua vida".

Equipes de Notre Dame
As Equipes de Notre Dame são um movimento Cristocêntrico da Igreja Católica Apostólica Romana, fundado pelo Padre Henry Cafarrel e alguns casais franceses durante a Segunda Guerra Mundial, na França. Constitui uma Associação Internacional Católica de Leigos, reconhecida pelo Decreto 650, de 1992, do Pontifício Conselho para os Leigos.

Atualmente o movimento está em 86 países, incluindo o Brasil, onde chegou em 1950. (BD / DA)

Retiro Fechado para Casais na Canção Nova de Gravatá-PE

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Inscrições abertas para os atletas do Bote Fé na Vida Recife



Já estão abertas as inscrições para a corrida de rua Bote Fé na Vida Recife. A prova será realizada no próximo dia 22 de julho, na Avenida Sul, Área Central do Recife. A inscrição online custa R$ 15* e a presencial R$ 10. Parte do valor arrecadado será destinado à pedestrianista Maria de Lourdes Ferreira, a Pretinha, que corre em busca da casa própria. O evento marcará a contagem regressiva de um ano para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Clique aqui para fazer a sua inscrição online.

Os kits serão entregues no dia 21 de julho, no Santuário de Fátima (antigo Colégio Nóbrega).

*O valor online é mais caro por conta da taxa de conveniência, que vai para o site.

Confira a entrevista coletiva do Bote Fé na Vida.



Bote Fé na Vida Recife na imprensa

Confira as notícias que a imprensa publicou sobre o Bote Fé na Vida nesta terça-feira (19).

GloboCorrida no Recife marca contagem regressiva para Jornada da Juventude

Rádio JornalArquidiocese de Olinda e Recife lança corrida Bote Fé na Vida em contagem regressiva para JMJ

JC Online - Arquidiocese de Olinda e Recife lança corrida de rua 

Folha PE - Inscrições para corrida “Bote Fé na Vida” iniciam hoje

Fonte: Comunicação – CAP Juventude

Penitenciaria Apostólica, um tribunal desconhecido

As edições CNBB lançam dois livros sobre a Penitenciaria Apostólica em português

  As edições CNBB lançam mais dois volumes em português. Dessa vez é para dar a conhecer um tribunal ainda pouco conhecido pela maioria dos católicos, A Penitenciaria Apostólica.
O primeiro volume tem como título: “Quando e como recorrer a Penitenciaria Apostólica” e visa dar uma visão, para sacerdotes e fiéis, sobre a competência, como recorrer e como fazê-lo de modo correto. Em linguagem simples, compreensível e acessível a todos esta obra apresenta o modo correto de se dirigir à Penitenciaria Apostólica, organismo da Cúria Romana a serviço dos confessores e dos penitentes.
A segunda obra se intitula: “A Penitenciaria Apostólica, história de um Tribunal de misericórdia e piedade”. São muitas as perspectivas sob as quais é possível colocar a Penitenciaria Apostólica, para se entender a índole jurídica e se indicar as funções pastoral-eclesiológicas, jurídicas e antropológicas. Esta nova publicação, baseando-se em estudos mais representativos, tem a pretensão de fazer conhecer, também àqueles que não são verdadeiros "pesquisadores" ou apaixonados de História da Igreja, a vida e a atividade de um Dicastério que, no decurso dos séculos, por seu amplo raio de ação e por suas competências, adquiriu crescente prestígio na Cúria Romana na sua função de um Tribunal de Misericórdia e Piedade.
Contatos de venda: (61) 2193 3019 ou www.edicoescnbb.com.br