quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

OBRA DE MARIA COMEMORA 22 ANOS COM FESTA


A comunidade Obra de Maria completará 22 anos de existência em 2012 e comemorará com grande festa. O local escolhido foi o teatro do centro de convenções da UFPE, no bairro Cidade Universitária, Recife-PE. A festa contará com a presença do Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, o Cardeal Dom Geraldo Magela, Dom Alberto Taveira e o pregador mexicano Prado Flores. Os shows ficarão por conta de Dunga, Fabiana Paula, Domingos Savio e Anderlon.
Para adquirir o passaporte basta apenas a doação de 1 k de alimento não perecível.
A festa acontecerá no dia 08 de janeiro de 2012, das 08h às 20h.

Papa faz duas nomeações para a Igreja no Brasil


O Papa Bento XVI fez duas nomeações nesta quarta-feira, 28, para a Igreja no Brasil. O Santo Padre nomeou o Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Remídio José Bohn, como novo bispo de Cachoeira do Sul (RS), sucedendo Dom Irineu Silvio Wilges que renunciou por limite de idade - 75 anos - segundo o canon 401, do Código de Direito Canônico.

A outra nomeação foi para a diocese vacante de Diamantino (MT), para a qual o Papa designou Dom Vital Chitolina, até então bispo da diocese de Paranatinga (MT).

Dom Remídio


Nasceu na cidade de Feliz (RS), no dia 21 de maio de 1950. Fez seus estudos primários na escola paroquial no distrito de São Roque, em Feliz. Cursou Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão (RS) e Teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na capital gaúcha.

Dom Remídio foi pároco na paróquia São Pedro de Poço das Antas (RS); de 1982 a 1986, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Canoas (RS); de 1993 a 1995; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Porto Alegre; de 1996 a 2006, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Porto Alegre.

Ele foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 2006. Atualmente ele é o secretário do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul).

Diamantino

A diocese de Diamantino (MT), vacante desde o ano de 2010, receberá o seu quinto bispo. Dom Vital Chitolina foi transferido de Paranatinga (MT) para assumir 120.084 km², organizado em 13 paróquias, com uma população de quase 300 mil habitantes.

Dom Vital atualmente é o vice-presidente do Regional Oeste 2 (Mato Grosso), foi ordenado bispo de Paranatinga, em 1998. Ele nasceu em 1954, em Tuparendi (RS). O seu lema episcopal é “preparai o caminho do Senhor”.

Fonte: CNBB

CNBB divulga nota sobre nomeação de novos bispos para o Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota de saudação aos novos bispos de Cachoeira do Sul (RS) e de Diamantino (MT), nomeados pelo Papa Bento XVI nesta quarta-feira, 28.

Leia a nota na íntegra

“Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que apregoa a vitória, que diz a Sião: ‘Já reina o teu Deus’”. (Is 52,7).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com alegria, a nomeação dos novos bispos de Cachoeira do Sul (RS) e de Diamantino (MT). A Santa Sé publicou essas nomeações na manhã desta quarta-feira, 28 de dezembro de 2011.

Nós nos unimos ao povo da diocese de Cachoeira do Sul para acolher Dom Remídio José Bohn que deixa a arquidiocese de Porto Alegre, aonde estava desde 2006, e  servia à Igreja como bispo auxiliar e atuava como Vigário Episcopal do Vicariato de Guaíba. Que a sua chegada seja a inauguração de um tempo abençoado e que, conforme inspira seu lema “Omnes Fratres Sumos” (todos somos irmãos), continuem a reinar a fraternidade, a solidariedade e o entusiasmo no prosseguimento de seu trabalho apostólico.

Também estamos unidos, de coração, a todas as comunidades da mesma diocese para agradecer o dedicado e zeloso ministério do querido irmão Dom Irineu Silvio Wilges que, desde sua nomeação pelo hoje Beato João Paulo II em 2000, sempre se dedicou com muito fervor ao pastoreio de seu rebanho.

Ao irmão Dom Vital Chitolina, novo bispo de Diamantino, nosso abraço de alegria e nossa congratulação pelo novo desafio que a Igreja lhe apresenta. Deixando a diocese de Paranatinga (MT), aonde serviu desde 1998, ele abraça a tarefa apostólica de ensinar, santificar e governar a diocese de Diamantino junto a um povo que aguarda a chegado do novo bispo com muita alegria.

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CNBB lança concurso para escolher música do hino da CEF 2013

cflogo
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2013. A letra já foi escolhida a partir de concurso próprio e as composições para a música devem ser enviadas à CNBB até dia 25 de março de 2012.
A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf. Eclo, 38,8)
“Refletir sobre a realidade das juventudes no contexto da atual cultura midiática, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”, é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2013.
“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2013, contribuindo no trabalho de evangelização da juventude”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.

Economista dá as dicas - Pagar as contas e planejar o orçamento: comece bem 2012


Suas contas estão uma bagunça? Não sabe por onde começar? O economista e professor de graduação e pós-graduação da UNIESP (União das Instituições de Ensino Superior) Marcos Crivellaro dá algumas dicas para colocar tudo em ordem, usar bem o 13º salário, aproveitar as promoções de fim de ano e ainda planejar bem o orçamento para o próximo ano. Confira:


1. Dívidas com o Estado


O 13º salário muitas vezes ajuda a pagar as contas atrasadas. Segundo o especialista, as primeiras dívidas a serem pagas são as dívidas com o governo como o IPTU e o IPVA.


2. Cartão de crédito e cheque especial


As contas com maior taxa de juros (em torno de 8%), como o cartão de crédito e o cheque especial, também devem ser prioridade, para quem acertar as dívidas.


3. Financiamentos

Na hora de pagar as contas atrasadas, busque negociar suas dívidas, se pagar à vista tente negociar um bônus, pois receber à vista também é interessante para o credor.

E cuidado: algumas vezes você pode perder um bem, como o carro por exemplo, por causa das prestações atrasadas.


4. Promoções de fim de ano

Nessa época do ano, muitas lojas realizam saldões e promoções. A vontade é comprar tudo, mas o economista aconselha a pensar nas prioridades, o que é mais urgente, pensando em toda família.

“Por exemplo: uma geladeira mais nova gasta menos energia. Então, a economia que você faz por mês na conta, quase que paga a sua geladeira”, elucida o especialista.

Chuveiros e ferros de passar, lembra Crivellaro, também são produtos que gastam bastante energia e que ao serem trocados por novos podem gerar uma grande economia. Um dica é olhar sempre o selo do Inmetro e a classificação de gasto de energia.

“Vale a pena esperar mais 20 dias para fazer as compras, pois você poderá comprar produtos melhores e mais baratos. É comum em janeiro, as promoções das grandes lojas”,  aconselha o economista.

Janeiro também é um bom mês para comprar as roupas da estação, recorda o especialista, mas é importante ter cuidado para não exagerar.

“E a grande dica é sempre pesquisar e pensar bem no que é prioridade, se essa é realmente uma necessidade. Os feirões de carro, por exemplo, acontecem sempre ao longo do ano, isso acontece em todos os seguimentos, então se o consumidor puder guardar o dinheiro e negociar uma boa vantagem, esse dinheiro rende mais”, salienta Crivellaro.


5. Planejando o orçamento para 2012

“Não é proibido fazer dívidas. Mas a grande dica é pensar em como elas vão pesar no orçamento mensal. Muitas vezes a soma das dívidas é quase seu salário. O saudável é que seu salário esteja de 30%, no máximo 40%, comprometido com as contas”, ressalta o economista.

O desafio é tentar guardar dinheiro para poder fazer compras futuras à vista para conseguir um bom desconto.

“Quando você tem mais tempo para pensar na compra que você quer fazer, você consegue verificar se realmente precisa do produto e se esta é a melhor compra, o melhor produto”, destaca Crivellaro.

Fonte: cançãonova.com

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Concílio Vaticano II - Igreja Católica comemora 50 anos da convocação

Imagem de Destaque
Grave crise moral, ateísmo militante, sucessão de guerras sangrentas, ruínas espirituais causadas por tantas ideologias, amplo progresso científico que possibilitou aos homens a criação de instrumentos para a sua destruição. São estes alguns elementos que cercaram o Natal do ano de 1961, dia em que o beato João XXIII deu início àquele que seria um dos maiores acontecimentos dos últimos tempos na vida da Igreja: a convocação do Concílio Vaticano II.

:: Saiba mais sobre o que o Concílio

No ano de 2011 a Igreja Católica comemora 50 anos da convocação do Concílio Vaticano II, o qual aconteceu com a promulgação da Constituição Apostólica Humane Salutis. Neste documento o Santo Padre fez um breve resumo das situações políticas, sociais, culturais e, sobretudo, religiosas, que motivaram a convocação do concílio, afirmando que “embora a Igreja não tenha a finalidade diretamente terrestre, ela não pode se desinteressar, no seu caminho, dos problemas e dos trabalhos de cá de baixo”. Meio século se passou, porém, muitos problemas apresentados pelo Papa continuam presentes na sociedade.

A Humane Salutis apresenta as principais razões que motivaram João XXIII a convocar o concílio. Estas se fundamentam principalmente na grave crise da sociedade da época, pois ao mesmo tempo em que se via na sociedade um grande progresso material, o mundo encontrava-se em uma profunda decadência moral, gerando uma crise de valores, os homens já não ansiavam pelos valores celestes, estavam enfraquecidos diante do impulso aos gozos terrenos. Sendo urgente, portanto, resgatar os valores cristãos de forma a possibilitar ao homem contemporâneo a salvação.

A Igreja, sendo a voz mais autorizada, intérprete e defensora da ordem moral, uma das grandes reivindicadoras dos direitos e dos deveres de todos os seres humanos e de todas as comunidades políticas, chamou para si a responsabilidade de manifestar seu apostolado, contribuindo na solução dos problemas da modernidade, a partir de um novo Concílio Ecumênico.

O Concílio Vaticano II, nas palavras do beato João XXIII, foi convocado para “oferecer uma possibilidade de suscitar, em todos os homens, pensamentos e propósitos de paz: provenientes das realidades espirituais e sobrenaturais da inteligência e da consciência humana, iluminadas e guiadas por Deus, criador e redentor da humanidade”.

Os frutos do Concílio Vaticano II são diversos, o certo é que essas palavras dirigidas a nós há 50 anos continuam vivas no coração da Igreja e dos fiéis. Hoje, diante da “ditadura do relativismo”– expressão criada pelo Papa Bento XVI – todos são chamados a mergulhar nos documentos do concílio, para oferecer ao mundo diretrizes acertadas na promoção da dignidade dos homens.

Neste Natal, quando a convocação do Concílio Vaticano II completa meio século, devemos celebrá-la não apenas como algo do passado, mas, de forma presente, à luz do Espírito, como em um novo Pentecostes, para que a Igreja santa, olhando para a sua história, continue a difundir o Reino do Divino Salvador, que é reino da verdade, da justiça, de amor e de paz. Neste tempo tão necessitado, à luz dos ensinamentos e principalmente no espírito de esperança emanado da convocação do Concílio Vaticano II.

Fonte: cancaonova.com

ENTREVISTA - padre Stephane Milovitch - Superior do mosteiro da Basílica da Natividade em Belém.


Por Renzo Allegri
BELÉM,  – Em Belém o Natal tem o peso da história. É recordado onte realmente aconteceu. A terra, a paisagem, os lugares são os de 2000 anos atrás. As pessoas que celebram o Natal em Belém podem dizer para si mesmas: “Aqui nasceu Jesus”, experimentando, ao pronunciar aquela pequena palavra, “aqui”, uma grande comoção.
O Natal de Belém é um evento que faz manchetes. Dele falam os jornais e a televisão. A Missa de meia-noite celebrada no local onde Jesus nasceu, é transmitida a todo o mundo. Mas a informação que corre através da mídia é fria, sintética, desbotada. No emaranhado das notícias, torna-se um das muitas e perde o enorme significado que deveria ter.
Para saber realmente como se desenvolve e se "vive" o Natal no lugar onde Jesus nasceu, conversamos com uma pessoa que mora em Belém, um religioso franciscano francês, padre Stephane Milovitch, 45 anos, há 20 comprometidos em realizar o seu apostolado naquela terra que sete séculos foi confiada aos cuidados espirituais dos Frades de São Francisco, indicada com o nome de “Terra Santa”.
“Cheguei aqui no ano de 1992”, diz o padre Stephane “e, exceto por um período de quatro anos passados ​​em Roma para estudar, eu sempre estive aqui. Por isso, posso dizer que "vivi" quinze Natais em Belém”.
Mestrado em teologia, poliglota, pessoa afável e grande organizador, Padre Stephane foi por seis anos secretário da Custódia da Terra Santa e desde 2010 é superior da comunidade religiosa franciscana de Belém que tem a sua sede no convento da Basílica da Natividade.
Esta basílica, de aspecto imponente e severo, é o principal objetivo de peregrinos e turistas de todo o mundo. A sua origem remonta ao 326. Foi a rainha Helena,mãe do Imperador Constantino, que a mandou construir, no mesmo local onde, segundo a tradição, aconteceu o nascimento de Jesus. Ao longo dos séculos, a Basílica tem sofrido dificuldades, destruições, reconstruções várias, mas ainda está ali para testemunhar o grande acontecimento.
A partir do seu interior, duas escadas levam a uma cripta, onde se encontra a "Gruta da Natividade", que foi a gruta-estábulo onde, como está escrito no Evangelho, Maria e José se refugiaram porque "não havia lugar para eles na hospedaria”. E enquanto estavam ali, se cumpriram os dias para Maria, o dia do parto, “e deu à luz seu filho primogênito, e envolveu-o em panos e o deitou numa manjedoura."
Na gruta há três lugares distintos de oração: o local do parto, indicado por uma estrela de prata de 14 pontas; alguns metros adiante, o presépio, ou seja, a manjedoura onde Maria colocou Jesus; e, diante, o  altar dos Magos, o lugar onde pararam alguns personagens famosos, estudiosos de astrologia, que vieram do distante Oriente para adorar o Rei-criança cujo nascimento foi anunciado a eles por sinais celestes.
“É necessário esclarecer”, disse o padre Stephane “ que em Belém todos os dias é Natal. Os peregrinos, sejam os que chegam em fevereiro, julho ou agosto, veem aqui para celebrar o Natal. E nós sacerdotes, acolhendo-os, cada dia vivemos com eles o Natal. Na Basílica e na gruta, celebramos a liturgia do Natal, onde se diz "Hoje Jesus nasceu." Mas isso não tira, porém, que 25 de dezembro seja um dia completamente diferente também para nós. As emoções, os sentimentos, a alegria, naquele dia, aqui, onde há muitos anos atrás aconteceu o evento, é indescritível”.

Como se desenvolve o grande dia?

“É caracterizado pela oração. Uma imensa e contínua oração coral. A partir da tarde do 24 de dezembro até a tarde do dia 25, Belém se torna uma grande igreja onde a oração, especialmente aquela litúrgica e eucarística, é contínua. Chegam peregrinos de todo o mundo. Não só católicos, mas também de outros ritos e de outras religiões. Os sacerdotes, os bispos e todos os frades presentes na "Terra Santa" se transferem para Belém. Vem o Patriarca de Jerusalém, que é a mais alta autoridade católica na Terra Santa, e preside as cerimônias religiosas. Aí vêm as autoridades civis: o prefeito de Belém que, por lei, deve ser um cristão; o presidente da Palestina, Abu Mazen, com os seus ministros, que são muçulmanos; chegam os cônsules católicos presentes na Palestina, também o cônsul da Itália, França, Bélgica e Espanha, e chegam outros políticos, diplomatas de outros países do Oriente Médio, da Europa e de outros continentes. Belém se torna um grande centro ecumênico, preenchido por uma incrível atmosfera mística. Tudo acontece com o sinal da serenidade, da cordialidade como se o mundo se tornasse de repente uma grande família unida”.

Quando começam as cerimônias solenes?
 “No início da tarde do 24 de dezembro, com a chegada do Patriarca. Uma chegada que se realiza segundo um cerimonail muito antigo”.
“O Patriarca parte da sua sede de Jerusalém acompanhado por uma procissão de carros. A polícia hebraica colabora, fecha as estradas laterais, assegura que os semáforos estejam no verde. Ao longo do caminho muitas pessoas aparecem na estrada para aplaudir calorosamente.
“A procissão de carros pára no mosteiro de Santo Elias, que está na entrada da cidade de Belém, onde o Patriarca é recebido pelas autoridades civis e religiosas da cidade. Como é sabido, Belém está cercada pelo "muro de separação" entre Israel e a Cisjordânia. A procissão do patriarca deve passar por uma porta que é aberta somente em raras ocasiões para as autoridades de grande peso. De acordo com uma antiga tradição, que remonta ao Império Otomano, o Patriarca, nesta sua viagem é também acompanhado por cinco cavalos. E, por motivos políticos, antes de atravessar o muro, os cavalos israelenses são substituídos por cavalos palestinenses.
“Tendo entrado em Belém, a procissão pára diante do túmulo de Raquel, onde o Patriarca recebe a saudação dos párocos da cidade. Em seguida, a procissão passa através da cidade habitada e chega à Basílica. Eu, como superior da comunidade, espero o Patriarca diante da porta da Humildade, dou-lhe as boas vindas e o acompanho à Igreja, onde preside a primeira função religiosa, o canto solene das Vésperas. No final, sempre em procissão, é acompanhado ao seu quarto para um breve descanso.
“Às 16hs tem-se a procissão que nós frades da comunidade fazemos todos os dias à gruta e nesta ocasião toma um aspecto de solenidade porque à ela participa também o Patriarca. Descemos à gruta, cantamos os hinos e recitamos as orações tradicionais. Neste caso sou eu que celebro e o patriarca assiste.
Terminada a função, o patriarca se retira mas nós continuamos a preparar”

O quê?

“A Igreja, em primeiro lugar. Para a missa da meia-noite há pedidos de todo o mundo. Nem mesmo a Basílica de São Pedro poderia satisfazer todas as petições. Então, somos forçados a remover os bancos. A nossa Basílica pode acomodar 500 pessoas sentadas. Ao remover os bancos, podemos dar espaço para 2000 pessoas. Claro que, para regular a presença de tanta gente somos forçados a distribuir bilhetes, que são totalmente gratuitos. São dados aos peregrinos vindos de todos os lados, enquanto que se exclui os habitantes de Belém.
“Depois praparamos a ceia da noite de Natal. A preparamos na "Casa Nova", uma estrutura que usamos para acomodar os peregrinos. A ceia frugal, franciscana, com a presença de todos os frades presentes na Terra Santa, que naquela ocasião vão todos para Belém. É uma ceia que faz parte do cerimonial e com os frades cenam as autoridades de Belém, o Patriarca, os bispos, o presidente Abu Mazen com os seus ministros, os cônsules. É uma ceia em sinal da fraternidade, da amizade e da paz.
“A cerca das 21hs nós abrimos a porta de entrada da Basílica e começamos a deixar entrar os peregrinos que tem o bilhete. Por razões de segurança, a entrada é muito lenta. Cada pessoa deve passar por um detector de metais de segurança”.

E se chega à Missa da Meia-Noite

“Às 23h e 30min começa a cerimônia principal, aquela que está intimamente relacionada ao nascimento de Jesus. É naturalmente presedida pelo patriarca e concelebrada por bispos e sacerdotes, no geral 150. Começa-se com o canto das laudes, segundo o cerimonial. Cinco minutos antes da meia-noite, chega o presidente Abu Mazen com a sua comitiva. É recebido pelo Patriarca que o cumprimenta brevemente. No curso da meia-noite, os sinos da Basílica começam a tocar, o coral entoa o "glória". Um sacristão tira o pano que envolve a parte inferior do altar, feita um berço, e na qual foi colocada a estátua do menino Jesus. É o momento mais emocionante. Lembra o nascimento do Salvador. O canto de glória, realizado naquele lugar, tem um significado especial, porque lembra o que os anjos ouviram dos pastores. Como relatado no Evangelho, "uma multidão dos exércitos celestiais, louvava a Deus e dizia: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra entre aqueles a quem Deus ama".
“O patriarca homenageia ao Menino Jesus com incenso e depois começa a Missa, que acontece regularmente celebrada em latim, com leituras que são lidas em oito idiomas.
“Abu Mazen e seus seguidores são de religião muçulmana. De acordo com uma antiga tradição, os muçulmanos podem estar presentes na Missa, mas não no momento da comunhão. Então, após a recitação do Agnus Dei, o patriarca cumprimenta o presidente Abu Mazen, que se retira com todo o seu séquito. A missa continua com grande quantidade de pessoas que recebem a Sagrada Comunhão, enquanto o coro canta canções tradicionais do Natal.
“No final do rito eucarístico, há a cerimônia de transferência da estátua do Menino à cuna do altar no presépio. Nâo se trata de um presépio construído para a ocasião, como acontece em todas as igrejas do mundo. Aqui nós temos o verdadeiro, permanente, localizado no local onde Jesus foi colocado na manjedoura por Maria, como lemos no evangelho.
“O patriarca pega a criança e em procissão chega à gruta da natividade. A procissão é limitada aos concelebrantes e algumas outras pessoas porque na gruta o espaço é limitado. Aqui acontece uma cerimônia muito comovente. Uma espécie de sagrada representação, explicada por antigos cantos gregorianos com textos em latim que são do IV-V séculos.
A primeira etapa é o lugar onde se encontra a estrela de prata de 14 pontas que, segundo a tradição está no lugar do nascimento de Jesus. O cantor declama os passos dos Evangelhos que contam a história, mas também acrescenta os detalhes que o atualizam. Diz, por exemplo, que chegado o tempo a Virgem Maria deu à luz seu filho. E ao texto histórico acrescenta "hic" "aqui" porque ali, naquele exato lugar aconteceu o nascimento. Depois diz que Nossa Senhora envolveu o bebê em panos, e o patriarca, com gestos, como uma mãe amorosa, envolve a estátua de Jesus com panos brancos. O cantor continua dizendo que o bebê será colocado numa manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria e também a esta frase acrescenta "hic" "aqui", pois a manjedoura, que está ali diante dos olhos dos presentes, na qual o patriarca coloca agora a estátua, é justo aquela onde a Virgem Maria colocou o menino Jesus. Os detalhes do canto e os gestos do patriarca recordam o evento mais importante ocorrido na face da terra e as emoções nos corações dos presentes são indescritíveis.
“Acabada a cerimônia, o patriarca volta à basílica, cumprimenta as autoridades e os fiéis e volta para o seu quarto para descansar.
“Geralmente, naquela hora já são as três da manhã. Mas, como eu disse, o Natal em Belém é caracterizada por uma oração contínua. Na gruta iniciam as Missas, que acontecerão uma após a outra durante todo o dia 25 de dezembro. Outras missas serão celebradas continuamente em outras igrejas em Belém. Onde não se reza, se canta a céu aberto. Vários coros locais, ou de turistas, realizam canções de Natal acompanhados por grupos de pessoas vindos de fora. Estas músicas, que no silêncio da noite sobem ao céu de várias partes da cidade, e que são cantos de coros, melódicos, pungentes, criam uma atmosfera de encanto e serenidade>>.
Tradução do original italiano por Thácio Siqueira

MISSA DO GALO - O Papa convida a abandonar o "orgulho intelectual" para reconhecer o Deus feito menino no Natal


Ao presidir uma emotiva Missa do Galo na Basílica de São Pedro, o Papa Bento XVI advertiu contra as luzes comerciais que obscurecem o mistério do Natal e advertiu que "se queremos encontrar o Deus que apareceu como menino, temos que descer do cavalo de nossa razão 'ilustrada'".
À Continuação, publicamos a homilia completa do Papa Bento XVI durante a Missa de Véspera de natal.

Amados irmãos e irmãs!

A leitura que ouvimos, tirada da Carta do Apóstolo São Paulo a Tito, começa solenemente com a palavra «apparuit», que encontramos de novo na leitura da Missa da Aurora: «apparuit – manifestou-se». Esta é uma palavra programática, escolhida pela Igreja para exprimir, resumidamente, a essência do Natal. Antes, os homens tinham falado e criado imagens humanas de Deus, das mais variadas formas; o próprio Deus falara de diversos modos aos homens (cf. Heb 1, 1: leitura da Missa do Dia). Agora, porém, aconteceu algo mais: Ele manifestou-Se, mostrou-Se, saiu da luz inacessível em que habita. Ele, em pessoa, veio para o meio de nós. Na Igreja antiga, esta era a grande alegria do Natal: Deus manifestou-Se. Já não é apenas uma ideia, nem algo que se há-de intuir a partir das palavras. Ele «manifestou-Se». Mas agora perguntamo-nos: Como Se manifestou? Ele verdadeiramente quem é? A este respeito, diz a leitura da Missa da Aurora: «Manifestaram-se a bondade de Deus (…) e o seu amor pelos homens» (Tt 3, 4). Para os homens do tempo pré-cristão – que, vendo os horrores e as contradições do mundo, temiam que o próprio Deus não fosse totalmente bom, mas pudesse, sem dúvida, ser também cruel e arbitrário –, esta era uma verdadeira «epifania», a grande luz que se nos manifestou: Deus é pura bondade. Ainda hoje há pessoas que, não conseguindo reconhecer a Deus na fé, se interrogam se a Força última que segura e sustenta o mundo seja verdadeiramente boa, ou então se o mal não seja tão poderoso e primordial como o bem e a beleza que, por breves instantes luminosos, se nos deparam no nosso cosmos. «Manifestaram-se a bondade de Deus (…) e o seu amor pelos homens»: eis a certeza nova e consoladora que nos é dada no Natal.

Na primeira das três leituras desta Missa de Natal, a liturgia cita um texto tirado do livro do Profeta Isaías, que descreve, de forma ainda mais concreta, a epifania que se verificou no Natal: «Um Menino nasceu para nós, um filho nos foi concedido. Tem o poder sobre os ombros, e dão-lhe o seguinte nome: "Conselheiro admirável! Deus valoroso! Pai para sempre! Príncipe da Paz!" O poder será engrandecido numa paz sem fim» (Is 9, 5-6). Não sabemos se o profeta, ao falar assim, tenha em mente um menino concreto nascido no seu período histórico. Mas isso parece ser impossível. Trata-se do único texto no Antigo Testamento, onde de um menino, de um ser humano, se diz: o seu nome será Deus valoroso, Pai para sempre. Estamos perante uma visão que se estende muito para além daquele momento histórico apontando para algo misterioso, colocado no futuro. Um menino, em toda a sua fragilidade, é Deus valoroso; um menino, em toda a sua indigência e dependência, é Pai para sempre. E isto «numa paz sem fim». Antes, o profeta falara duma espécie de «grande luz» e, a propósito da paz dimanada d’Ele, afirmara que o bastão do opressor, o calçado ruidoso da guerra, toda a veste manchada de sangue seriam lançados ao fogo (cf. Is 9, 1.3-4).

Deus manifestou-Se… como menino. É precisamente assim que Ele Se contrapõe a toda a violência e traz uma mensagem de paz. Neste tempo, em que o mundo está continuamente ameaçado pela violência em tantos lugares e de muitos modos, em que não cessam de reaparecer bastões do opressor e vestes manchadas de sangue, clamamos ao Senhor: Vós, o Deus forte, manifestastes-Vos como menino e mostrastes-Vos a nós como Aquele que nos ama e por meio de quem o amor há-de triunfar. Fizestes-nos compreender que, unidos convosco, devemos ser artífices de paz. Amamos o vosso ser menino, a vossa não-violência, mas sofremos pelo facto de perdurar no mundo a violência, levando-nos a rezar assim: Demonstrai a vossa força, ó Deus. Fazei que, neste nosso tempo e neste nosso mundo, sejam queimados os bastões do opressor, as vestes manchadas de sangue e o calçado ruidoso da guerra, de tal modo que a vossa paz triunfe neste nosso mundo.

Natal é epifania: a manifestação de Deus e da sua grande luz num menino que nasceu para nós. Nascido no estábulo de Belém, não nos palácios do rei. Em 1223, quando Francisco de Assis celebrou em Greccio o Natal com um boi, um jumento e uma manjedoura cheia de feno, tornou-se visível uma nova dimensão do mistério do Natal. Francisco de Assis designou o Natal como «a festa das festas» – mais do que todas as outras solenidades – e celebrou-a com «solicitude inefável» (2 Celano, 199: Fontes Franciscanas, 787). Beijava, com grande devoção, as imagens do menino e balbuciava-lhes palavras de ternura como se faz com os meninos – refere Tomás de Celano (ibidem). Para a Igreja antiga, a festa das festas era a Páscoa: na ressurreição, Cristo arrombara as portas da morte, e assim mudou radicalmente o mundo: criara para o homem um lugar no próprio Deus. Pois bem! Francisco não mudou, nem quis mudar, esta hierarquia objectiva das festas, a estrutura interior da fé com o seu centro no mistério pascal. Mas, graças a Francisco e ao seu modo de crer, aconteceu algo de novo: ele descobriu, numa profundidade totalmente nova, a humanidade de Jesus. Este facto de Deus ser homem resultou-lhe evidente ao máximo, no momento em que o Filho de Deus, nascido da Virgem Maria, foi envolvido em panos e colocado numa manjedoura. A ressurreição pressupõe a encarnação. O Filho de Deus visto como menino, como verdadeiro filho de homem: isto tocou profundamente o coração do Santo de Assis, transformando a fé em amor. «Manifestaram-se a bondade de Deus e o seu amor pelos homens»: esta frase de São Paulo adquiria assim uma profundidade totalmente nova. No menino do estábulo de Belém, pode-se, por assim dizer, tocar Deus e acarinhá-Lo. E o Ano Litúrgico ganhou assim um segundo centro numa festa que é, antes de mais nada, uma festa do coração.

Tudo isto não tem nada de sentimentalismo. É precisamente na nova experiência da realidade da humanidade de Jesus que se revela o grande mistério da fé. Francisco amava Jesus menino, porque, neste ser menino, tornou-se-lhe clara a humildade de Deus. Deus tornou-Se pobre. O seu Filho nasceu na pobreza do estábulo. No menino Jesus, Deus fez-Se dependente, necessitado do amor de pessoas humanas, reduzido à condição de pedir o seu, o nosso, amor. Hoje, o Natal tornou-se uma festa dos negócios, cujo fulgor ofuscante esconde o mistério da humildade de Deus, que nos convida à humildade e à simplicidade. Peçamos ao Senhor que nos ajude a alongar o olhar para além das fachadas lampejantes deste tempo a fim de podermos encontrar o menino no estábulo de Belém e, assim, descobrimos a autêntica alegria e a verdadeira luz.

Francisco fazia celebrar a santíssima Eucaristia, sobre a manjedoura que estava colocada entre o boi e o jumento (cf. 1 Celano, 85: Fontes, 469). Depois, sobre esta manjedoura, construiu-se um altar para que, onde outrora os animais comeram o feno, os homens pudessem agora receber, para a salvação da alma e do corpo, a carne do Cordeiro imaculado – Jesus Cristo –, como narra Celano (cf. 1 Celano, 87: Fontes, 471). Na Noite santa de Greccio, Francisco – como diácono que era – cantara, pessoalmente e com voz sonora, o Evangelho do Natal. E toda a celebração parecia uma exultação contínua de alegria, graças aos magníficos cânticos natalícios dos Frades (cf. 1 Celano, 85 e 86: Fontes, 469 e 470). Era precisamente o encontro com a humildade de Deus que se transformava em júbilo: a sua bondade gera a verdadeira festa.

Hoje, quem entra na igreja da Natividade de Jesus em Belém dá-se conta de que o portal de outrora com cinco metros e meio de altura, por onde entravam no edifício os imperadores e os califas, foi em grande parte tapado, tendo ficado apenas uma entrada com metro e meio de altura. Provavelmente isso foi feito com a intenção de proteger melhor a igreja contra eventuais assaltos, mas sobretudo para evitar que se entrasse a cavalo na casa de Deus. Quem deseja entrar no lugar do nascimento de Jesus deve inclinar-se. Parece-me que nisto se encerra uma verdade mais profunda, pela qual nos queremos deixar tocar nesta noite santa: se quisermos encontrar Deus manifestado como menino, então devemos descer do cavalo da nossa razão «iluminada». Devemos depor as nossas falsas certezas, a nossa soberba intelectual, que nos impede de perceber a proximidade de Deus. Devemos seguir o caminho interior de São Francisco: o caminho rumo àquela extrema simplicidade exterior e interior que torna o coração capaz de ver. Devemos inclinar-nos, caminhar espiritualmente por assim dizer a pé, para podermos entrar pelo portal da fé e encontrar o Deus que é diverso dos nossos preconceitos e das nossas opiniões: o Deus que Se esconde na humildade dum menino acabado de nascer. Celebremos assim a liturgia desta Noite santa, renunciando a fixarmo-nos no que é material, mensurável e palpável. Deixemo-nos fazer simples por aquele Deus que Se manifesta ao coração que se tornou simples. E nesta hora rezemos também e sobretudo por todos aqueles que são obrigados a viver o Natal na pobreza, no sofrimento, na condição de emigrante, pedindo que se lhes manifeste a bondade de Deus no seu esplendor, que nos toque a todos, a eles e a nós, aquela bondade que Deus quis, com o nascimento de seu Filho no estábulo, trazer ao mundo. Amen.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL AOS NOSSOS AMADOS LEITORES


Caro leitor, é com imensa alegria que deixo para você a nossa mensagem de Natal, e sem usar das palavras clichês, queremos deixar a melhor de todas as mensagens:
 
"...O  anjo  GABRIEL  foi  enviado  por  Deus  a  uma  cidade  da  Galiléia,  chamada  Nazaré,  a  uma  virgem  desposada  com  um  varão  chamado  José,  da  família  de  Davi;   e  o  nome  da  virgem  era  MARIA.     Entrando  onde  ela  estava,  disse-lhe:   Alegra-te,  CHEIA  DE  GRAÇA,  o  Senhor  está  contigo!     Ela  ficou  intrigada  com  esta  palavra  e  pôs-se  a  pensar  qual  seria  o  significado  da  saudação.

     O  anjo,  porém,  acrescentou:   NÃO  TENHAS  MEDO,  MARIA!     Encontraste  graça  junto  de  Deus.  EIS  QUE  CONCEBERÁS  e  darás  à  luz  um  filho,  e  o  chamarás  com  o  nome  de  JESUS.     Ele  será  grande,  será  chamado  FILHO  DO  ALTÍSSIMO,  e  o  Senhor  Deus  lhe  dará  o  trono  de Davi,  seu  pai;  ele  REINARÁ  na  casa  de  Jacó  PARA  SEMPRE,   e  o  seu  reinado  NÃO  TERÁ  FIM.     Maria,  porém,  disse  ao  Anjo:   Como  é  que  vai  ser  isso,  se  eu  não  conheço  homem  algum?     O  anjo  respondeu:     O  ESPÍRITO  SANTO  virá  sobre  ti  e  O  PODER  DO  ALTÍSSIMO  vai  te  cobrir  com  a  sua  sombra;   por  isso  o  Santo  que  nascer  será  chamado  FILHO  DE  DEUS..."
(Lc 1,  26-35).

Que nesta noite de Natal, o Espírito Santo venha também sobre você
e que o poder do Altíssimo cubra você e toda a sua família.
Um feliz e abençoado Natal.

Marcelo Silva - Blog Notícias na Igreja Católica

  

Arcebispo celebra missa no Presídio Aníbal Bruno

Dom Fernando visita presídio em Vitória de Santo Antão

O Natal já chegou. As ruas enfeitadas refletem o clima de confraternização, paz e recomeço que a data sugere. Os mesmos sentimentos serão celebrados nesta quarta-feira, 21, porém, dentro dos muros do Presídio Professor Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, Zona Oeste da cidade.

Onde falta liberdade, mas sobra a fé, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, presidirá a missa de Natal. A celebração começa às 16h.

Desde o dia 13 deste mês, que a Pastoral Carcerária vem realizando celebrações nas unidades prisionais existentes no território da arquidiocese. As próximas missas serão dia 25, no Presídio de Igarassu; dia 26, na Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, às 15h; e dia 27, no Presídio Lídia Queiroz, em Vitória de Santo Antão, às 9h.

21/12
Presídio Aníbal Bruno – Recife
Concelebração presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebrada pelos padres que assistem a Pastoral Carcerária.




25/12
Missa de Natal
Presídio de Igarassu – Igarassu
Celebrante: Padre Flávio José – administrador paroquial da Paróquia São Gonçalo do Amarante

26/12
Confraternização Natalina
Presídio Feminino Bom Pastor – Engenho do Meio – Recife
15h – Apresentação Auto de Natal, coral e sorteio de brindes

27/12
Missa de Natal
Presídio Lídia Queiroz – Vitória de Santo Antão
9h às 11h30
Celebrante: Monsenhor Renato Cavalcanti – pároco da Paróquia Santo Antão

Da Assessoria de Comunicação AOR

Juramento de posse do primeiro-ministro da Espanha é feito novamente perante o crucifixo

Mariano Rajoy jura fidelidade ao cargo diante da bíblia e da constituição espanhola


Por Nieves San Martín

MADRI - Se os símbolos falam, o juramento de posse do novo presidente do Conselho de Ministros da Espanha, Mariano Rajoy, é uma declaração de intenções: o crucifixo volta a presidir a vida pública espanhola.
Mariano Rajoy fez o seu juramento de posse nesta quarta-feira (21) no palácio da Zarzuela, residência dos reis da Espanha, com a mão direita sobre a bíblia e um exemplar da Constituição de 1978. Na mesa, bem visível diante das câmeras, uma testemunha muda, mas eloquente: um crucifixo.
“Juro fielmente cumprir as minhas obrigações como presidente do governo com lealdade ao rei e à Constituição”. Com a mão sobre a bíblia e perante o crucifixo, Rajoy pronunciou estas palavras na presença do rei Juan Carlos I, às 11h, numa breve cerimônia, segundo fontes da Casa Real. Ele passa a ser o sexto presidente da democracia do século XX na Espanha, depois do debate parlamentar de investidura desta terça-feira, em que apresentou o seu programa de governo para obter a confiança do Congresso dos Deputados. Contando com maioria absoluta, 185 votos, o candidato garantiu a confiança do seu próprio partido e o apoio de outros dois.
O juramento foi acompanhado ainda pela rainha Sofia, pelo ex-presidente do governo, José Luis Zapatero, e pelos representantes principais das instituições espanholas.
O rei Juan Carlos I e o presidente do Congresso assinaram nesta terça-feira o real decreto de nomeação do novo chefe do Executivo espanhol, já publicado ontem (quarta-feira) no Boletim Oficial do Estado (BOE), equivalente ao Diário Oficial.
O nomeado para chefiar o governo da Espanha escolhe entre as modalidades juramento ou promessa. Rajoy escolheu fazer seu juramento de posse diante de um crucifixo, de um exemplar da Constituição aberto no título IV, sobre o Governo e a Administração, e de uma bíblia de 1791, dedicada ao rei Carlos IV, aberta no livro dos Números, capítulo XXX, sobre voto e juramento.
A mesma modalidade foi utilizada pelos ex-presidentes do governo espanhol Adolfo Suárez, Leopoldo Calvo-Sotelo e José María Aznar. Felipe González e José Luis Rodríguez Zapatero optaram pela promessa.

A Igreja no Brasil vive com alegria e entusiasmo a preparação para a JMJ, afirma Cardeal Rylko


Em uma recente entrevista o Presidente do Pontifício Conselho para os leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, afirmou que com a chegada dos símbolos da JMJ ao Brasil o Brasil se prepara com alegria e entusiasmo para a aventura de preparar o próximo encontro mundial dos jovens com o Papa.

"O Rio de Janeiro, com suas belezas naturais, será sem dúvida uma magnífica moldura para o próximo encontro dos jovens com o Sucessor de Pedro", afirmou o cardeal em entrevista à Radio Vaticano.
A Jornada será realizada na “cidade maravilhosa” de 23 a 28 de julho de 2013.

Segundo o Cardeal Rylko, “a JMJ do Rio de Janeiro inaugurará uma série de importantes eventos internacionais sediados no Brasil nos próximos anos: a Copa do Mundo em 2014 e, depois, as Olimpíadas de 2016. Isso comporta muita responsabilidade, pois a JMJ será o primeiro desses grandes eventos, será uma espécie de abre-alas”.

“Na escolha da data da Jornada, isso foi levado em consideração, e se tomou a decisão de retornar ao ritmo bienal, com o qual os encontros mundiais dos jovens com o Papa iniciaram. O ritmo bienal, portanto, não é uma novidade. Sem dúvida, esta escolha nos impõe um caminho preparatório, seja na organização, seja na pastoral, mais intenso”.
“De fato, o Comitê organizador do Rio está trabalhando a todo vapor”, acrescentou.

O Cardeal Rylko comentou também à RV sobre a reunião realizada na semana passada, com a presença do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta e de uma delegação do Comitê Organizador Local (COL).

Segundo ele, agora se está em busca dos lugares mais aptos para as grandes celebrações com o Papa, para as catequeses e para alojar os jovens. "E aqui se deve destacar a grande disponibilidade das autoridades civis brasileiras de vir ao encontro das necessidades organizacionais ditadas pela JMJ", afirmou também a autoridade vaticana.

Sobre a preparação espiritual dos jovens, o cardeal destacou a peregrinação da Cruz da Jornada, "que está encontrando um extraordinário acolhimento", e citou o exemplo de São Paulo, em que 100 mil jovens se reuniram para receber este símbolo: "Toda a Igreja no Brasil vive com grande alegria e entusiasmo esta belíssima aventura, da qual os jovens são os protagonistas indiscutíveis".

Para o purpurado, o tema escolhido para 2013, "Ide e fazei discípulos todos os povos" se insere no grande projeto da Missão Continental: "Toda a Igreja olha para este encontro no Rio com muita expectativa", concluiu o Arcebispo.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Monsenhor JONAS ABIB, fundador da Comunidade Canção Nova, complena 75 anos de Idade


Hoje, 21/12/2011, o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, completa 75 anos de vida, uma vida de dedicação ao evangelho.

Feito tudo para todos é o lema sacerdotal de Monsenhor Jonas que foi se concretizando ao longo dos anos e a cada experiência.

Falar desse homem de Deus é também tocar na obra que o próprio Deus lhe confiou. Desde os anos 70 o padre se dedicou ao trabalho de evangelização com os jovens, começando com os encontros, chamados Catecumenatos, numa fazenda em Areias (SP) e logo após a construção da Casa de Maria em Queluz, onde iniciou a comunidade.

Muitas vocações também nasceram em consequência do seu “sim” para continuar essa missão de evangelizar, especialmente pelos meios de comunicação.

Alegre, ousado, corajoso, dócil e servo de Deus a serviço do povo! Parabéns ao Monsenhor Jonas!

Essa é uma singela homenagem do blog Notícias na Igreja Católica à esse homem de fé.

Quinta-feira de Adoração em comemoração aos 75 anos de Monsenhor Jonas Abib

A Canção Nova promove nesta quinta-feira (22/12), em Cachoeira Paulista/SP, um dia de Adoração ao Santíssimo Sacramento em comemoração ao aniversário de 75 anos do fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib.
A partir das 16h30, o bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, presidirá a Missa no Rincão do Meu Senhor. A celebração contará com a presença do bispo de Caraguatatuba/SP, Dom Antônio Carlos Altieri, e de padres da região do Vale do Paraíba.
Na Canção Nova, todas as quintas-feiras são dedicadas ao louvor da Eucaristia. Nesta quinta-feira (22), os missionários Diácono Nelsinho Corrêa e Dunga farão as pregações com temas inspirados na vida de Monsenhor Jonas, que completou 47 anos de sacerdócio no dia 08/12. A entrada é gratuita e todos são convidados a participar.

Serviço:
Quinta-Feira de Adoração” especial
Data: 22 de Dezembro de 2011
Tema: Aniversário de Monsenhor Jonas Abib

07h00 Missa
09h15 Animação: Músicos Canção nova
09h40 Pregação: “Homem da Palavra”, por Dunga
10h40 Adoração ao Santíssimo: Vanúsia e Sônia
11h35 Bênção do Santíssimo
11h55 Encerramento
12h00 Intervalo
13h30 Animação
14h00 Pregação: “Homem da Música”, por Diácono Nelsinho Corrêa
15h30 Intervalo
16h00 Missa: Dom Benedito Beni dos Santos
17h30 Encerramento

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Confira as celebrações do Papa para o período de Natal

Vaticano divulga celebrações que serão presididas por Bento XVI no período do Natal
No próximo sábado, 24, o Papa Bento XVI vai presidir a Missa da Noite de Natal, conhecida como Missa do Galo na Basílica de São Pedro. A Celebração Eucarística será precedida pela Liturgia da Palavra e do canto da Kalenda, com início às 21h (hora local). A Missa do Galo será transmitida ao vivo pelo Programa Brasileiro a partir das 21h50min (18h50min de Brasília). A TV Canção Nova irá transmitir a celebração a partir das 22h (horário de Brasília).
No domingo, 25, o Santo Padre dirigirá sua mensagem natalícia ao mundo, do balcão central da Basílica de São Pedro, e ao final, concederá a Benção “Urbi et Orbi” (Para a cidade e para o mundo), em mais de 60 idiomas. O momento será transmitido pela TV Canção Nova a partir das 9h (horário de Brasília).
No sábado, 31, para a Solenidade das Vésperas de Maria Santíssima Mãe de Deus, o Papa presidirá a Celebração com a exposição do Santíssimo Sacramento, e o tradicional canto do hino “Te Deum” de fim de ano e a Benção de Fim de Ano. A TV Canção Nova fará a transmissão da Celebração a partir das 14h (horário de Brasília).
No domingo, 1° de janeiro, Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, o Papa celebra a Santa Missa, a partir das 9h30 (hora local) lembrando-se da Jornada Mundial da Paz cujo tema para 2012 é “Educar os jovens à justiça e à paz”. A Missa será transmitida pela TV Canção Nova às 6h30 (horário de Brasília).
Na Solenidade da Epifania do Senhor, no dia 6 de janeiro, o Santo Padre celebrará a Missa na qual vai conferir a Ordenação Episcopal a dois presbíteros: o Núncio Apostólico na Irlanda, Dom Charles Brown e Marek Solczyński, Núncio Apostólico na Geórgia e Armênia. A Celebração será transmitida pela TV Canção Nova a partir das 6h30 (horário de Brasília).
Ao final do período de Natal, no domingo, 8 de janeiro, Bento XVI celebrará a Festa do Batismo do Senhor, na Capela Sistina, na qual administrará o Sacramento do Batismo a algumas crianças.

Patoral do Povo de Rua - Um dia de solidariedade, um modelo de Natal


Natal de dignidade, Natal de esperança. Pelo segundo ano consecutivo, a Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Olinda e Recife mostrou o verdadeiro sentido da data. Nesta segunda-feira, 19, centenas de voluntários deixaram família, casa, trabalho para servir àqueles que estão à margem da sociedade. Foi um dia inteiro de atendimentos médicos, momentos de lazer e oração. Tudo voltado para as famílias que moram nas ruas do Centro do Recife.

Dentro da Basília de Nossa Senhora do Carmo, a programação começou cedo. Às 9h, as famílias começaram a receber atendimento oftalmológico, e a realizar exame de glicose e aferição de pressão. Os serviços de saúde foram oferecidos por voluntários da Santa Casa de Misericórdia. Para as crianças foi dia de esquecer um pouco a vida dura nas ruas. Meninos e meninas participaram de momentos de recreação.

À noite apresentações culturais animaram o público mais que especial. Primeiro o Coral da Misericórdia fez uma apresentação que empolgou a plateia. Depois foi a vez do grupo Pé no Chão, mostra um pouco da capoeira. Depois o coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares, fez a leitura do Evangelho. O arcebispo, dom Fernando Saburido, fez o comentário.

Em seu discurso, dom Fernando, salientou a alegria dele e dos servos em poder está vivenciando aquele momento. “É um privilégio para todos nós podermos celebrar o Natal, o verdadeiro Natal com vocês”, disse. O arcebispo afirmou ainda que as atividades da Pastoral de Rua deverão ser intensificadas no próximo ano. “É preciso concretizar mais os laços com os que sofrem a desigualdade social na pele, para que juntos possamos dar dignidade a esses nossos irmãos”, completou o religioso.

Um jantar encerrou a noite dos moradores de rua, que também receberam lençóis e brinquedos. Para o coordenador da Pastoral do Povo de Rua, padre Luiz Vieira, o evento atingiu o objetivo. “Não queríamos apenas dar um prato de comida, mas promover este encontro pessoal de acolhimento. Percebemos no olhar deles a alegria e essa é a nossa satisfação”, declarou.
Da Assessoria de Comunicação AOR
Fonte: site AOR

"Após a morte do ditador Kim Jong-il , a reunificação das duas Coréias é possível"

Monsenhor Peter Kang, lider dos bispos de Seul, expressou otimismo para o futuro


SEUL - A morte do ditador Kim Jong-il poderia representar uma virada  para a reunificação das duas Coréias. Entre os bispos coreanos há um otimismo sobre o destino geopolítico da região após a morte do ditador de Pyonyang.
***
"Esperamos que o Senhor de luz e coragem para os irmãos norte-coreanos para retornarem a uma política centrada no diálogo, na paz, na reconciliação", disse à Agência Fides, Dom Peter Kang, presidente da Conferência Episcopal sul coreana ".
"Nós não esperávamos um evento como esse - acrescentou o prelado -. Desejamos que este seja um motivo para desenvolver um processo de reunificação. Não conhecemos os detalhes da atual situação política na Coréia do Norte. "
Kim Jong-il  foi sucedido por seu filho Kim Jong-un, trinta anos, um personagem sem "nenhuma experiência política", de acordo com o líder dos bispos da Coréia do Sul e que "parece haver muita confiança por parte do povo coreano".
A situação política na Coréia do Norte poderia, então,passar  por um período mais ou menos longo de transição, cheio de incerteza e instabilidade, com o resultado do possível declínio do Partido Comunista no poder há 60 anos.
A morte de Kim Jong-il poderia, na verdade, marcar uma virada na história da Coréia. "Poderia ser um sinal de que o Senhor quer uma transformação fundamental no país", disse monsenhor Kang.
Mais cauteloso forams os comentários do reverendo Kim Tea Sung, secretário-geral da Conferência coreana da Religião para a Paz, segundo o qual "o futuro do país é uma questão muito delicada neste momento".
"A morte do ‘caro líder’ - disse à Fides o reverendo Kim - poderia deixar um vazio e criar problemas muito sérios na vida social e política. Esperamos que no Norte não acontece agora um momento de conflito, que traria sofrimento para a população."
Kim, no entanto, esperava que continue e se reforce a cooperação e o diálogo entre os líderes religiosos das duas Coreias. Um reunião está marcada para a próxima quinta-feira, 22 de dezembro, na Coréia do Norte, após um precedente encontro em Pyongyang, enquanto uma delegação de norte-coreanos é esperada no Sul, no próximo ano.
"Nossa esperança é que este processo de troca continue, mesmo com a nova liderança política no Norte, para reforçar um clima de cordialidade e amizade entre o Norte e e Sul da Coréia", concluiu o Rev. Kim.

(Tradução:MEM)
Fonte: ZENIT

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Obama ordena a promoção da agenda gay em outros países


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou a todos os organismos governamentais, incluindo os de cooperação e ajuda, que promovam no resto de países os supostos "direitos" homossexuais, como centro da política externa.

"Neste memorando estou instruindo a todos os organismos no exterior para que assegurem que a diplomacia americana e a ajuda externa promova e proteja os direitos humanos das pessoas gays, lésbicas, bissexuais e transexuais", disse o mandatário americano neste 6 de dezembro.

Obama também ordenou que as agências de ajuda exterior e desenvolvimento comprometam os governos e grupos da sociedade civil no exterior a "fomentar o respeito aos direitos humanos dos homossexuais".

Previamente, a secretária de Estado Hillary Clinton anunciou em Genebra (Suíça), que seu Governo atribuiu três milhões de dólares para lançar um Fundo Mundial para a Igualdade, que apóie os grupos de "lésbicas, gays, bissexuais e transexuais em todo mundo".

Malásia: Cristãos só podem entoar cantigas de natal com permissão da Polícia

Os cristãos de duas igrejas da Malásia rechaçaram a exigência da Polícia, que através de uma nota, informou que só poderão cantar canções de natal em templos e lares com autorização.

Conforme informou esta quinta-feira a agência Fides, duas igrejas de Klang, nos subúrbios de Kuala Lumpur (Malásia), receberam uma nota da Polícia pedindo nomes e dados das pessoas que cantam canções de natal, já que, segundo as autoridades, requer-se uma autorização prévia para poder fazê-lo dentro dos seus templos e lares.

O Presidente da Conferência Episcopal, Dom Paul Tan Chee Ing, disse à Fides que se a Polícia segue exigindo "estes requisitos burocráticos", o país estará em "um estado policial".

Nesse sentido, o diretor do semanário diocesano "Herald", Pe. Andrew Lawrence, explicou à agência vaticana que o ocorrido "é uma interpretação estrita das normas vigentes sobre o exercício de atividades de culto e a liberdade de religião. A polícia tem uma confusão total. Depois dos protestos dos cristãos, os representantes do governo negaram a necessidade deste tipo de autorizações".

Entretanto, fontes da Fides vêem razões políticas e eleitorais atrás disto.

As fontes indicaram que o primeiro-ministro Najib Razak sustentou as esperanças da sociedade ao prometer a derrogação de leis odiadas pela população, como a Lei de Segurança Interna (ISA), apresentada na Malásia depois da independência da Grã-Bretanha em 1957.

Esta lei permite deter sem julgamento e impõe limites à imprensa e aos direitos de reunião. O documento, conforme o prometido pelo Governo, deveria ter sido substituído por uma nova lei em 2011, desenhada para alinhar a Malásia com as normas internacionais.

O governo, dizem as fontes da Agência Fides na Malásia, pronunciou-se com o fim de tranqüilizar a população depois das manifestações do movimento "Bersih 2.0" (que significa "limpeza"), registrados no Kuala Lumpur em julho e que pediam "transparência e direitos".
Entretanto, um novo projeto de lei denominado "Lei de reunião pacífica", que regula o exercício do direito de reunião e manifestação, aprovado pela câmara baixa do Parlamento, atribui mais poder e controle ao executivo e à Polícia.

Isto provocou protestos até mesmo entre outras minorias religiosas Budismo, Hinduísmo, Taoísmo e outras, pois a medida estabelece expressamente que "os lugares onde as reuniões podem ser mantidas também são lugares de culto".

Segundo Teresa Mok, secretária nacional do Partido de Ação Democrática, as novas normas são "um abuso de poder por parte das autoridades" e "uma tentativa de violar a liberdade religiosa".

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Morre Monsenhor Assis Pereira


Monsenhor Francisco de Assis Pereira, da Arquidiocese de Natal, faleceu na manhã da terça-feira, 13 de dezembro, na Casa de Saúde São Lucas, onde estava internado desde ontem. O velório aconteceu na Catedral Metropolitana de Natal, onde houve missa. Após a celebração, o corpo foi conduzido até o Cemitério Vila Flor, na BR 304, onde foi sepultado.

Ele nasceu em 12 de abril de 1935, em Santa Cruz (RN), e foi ordenado sacerdote em 13 de abril de 1958. Em Roma, Itália, fez doutorado em Filosofia e em Teologia.

Na Arquidiocese de Natal, Monsenhor Assis desempenhou várias funções, entre elas pároco das Paróquias de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, da Sagrada Família, nas Rocas, e de São João Batista, em Lagoa Seca, todas na capital; coordenador da cúria metropolitana, nos governos de Dom Alair Vilar e Dom Heitor Sales; Vigário Geral, no governo de Dom Heitor; Vigário Episcopal para o Clero; Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; diretor do Curso de Teologia do Seminário de São Pedro; coordenador do arquivo; Postulador das causas de beatificação e canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu; de beatificação de Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira (Arquidiocese de Olinda e Recife), do Padre Ibiapina (Diocese de Guarabira – PB) e da reabilitação do Padre Cícero. Até recentemente, era capelão da Igreja de São Judas Tadeu, situada na Av. Rodrigues Alves, no Tirol, em Natal. Ele escreveu e publicou dois livros, sendo um sobre a história os Protomártires do Brasil e outro sobre o Beato Mateus Moreira, patrono dos Ministros da Eucaristia. Monsenhor Assis foi também professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

No início deste ano, vinha se submetendo a um tratamento para curar um câncer na garganta.

Fonte: CNBB NE

Os jovens na era da internet: dependências e patologias

O psicoterapeuta Alessandro Meluzzi resolverá essa questão na próxima segunda


ROMA, - Hoje, a comunicação social está apoiada por ferramentas modernas que nos fazem superar barreiras e as limitações de tempo e de espaço e, entre as novas formas de comunicar, a Internet é certamente um dos meios que oferece mais oportunidades.
Mas, como todas as ferramentas de comunicação, também a rede não está isenta de desvios e abusos que, nos últimos anos, têm, por vezes, levado a observar no campo da saúde mental, uma forma moderna de dependência, definida como internet-dependência.
O recurso à Internet parece intimamente ligado a uma tentativa de compensar as dificuldades relacionais, procurando na Rede amigos ou relações sentimentais por meio de um caminho mais rápido e que consente superar algumas inseguranças que, entretanto, são amplificadas pelas diárias relações cara a cara.
Alberto Di Giglio, professor no Centro Experimental de Cinematografia, estará ao lado de Alessandro Meluzzi com algumas propostas cinematográficas, mostrando grandes pedaços de filme como um estímulo para uma visão mais ampla sobre a Internet e a videodependência.
O primeiro filme analisado será I Want to be a Soldier, de Christian Molina (2011). Trata-se de um filme que conta a história de Alex, um garoto de 10 anos de idade fascinado pela violência que ele vê na televisão e nos videogames. Alex começa a ter problemas de comunicação com seus pais e colegas da escola, e por isso começa a fechar-se em si mesmo, inventando para si dois amigos imaginários: o astronauta capitão Harry e o seu alter ego, o sargento Cluster. Através da televisão, Alex descobrirá um mundo novo de tal forma que se sente completamente fascinado por tudo o que ele vê. O elemento catalisador da história será essa obsessão crescente pelas imagens de guerra e destruição.
O segundo filme, The Social Network, de David Fincher (2010), dará motivo para analisar o fenômeno do Facebook. E a verdadeira história de Mark Zuckerberg, o jovem que se tornaria o mais jovem bilionário da história, criando o social network mais usado do mundo, em 2004 era um aluno brilhante de Harvard, mas com poucas habilidades sociais. Deixado pela namorada, marginalizado dos clubes mais elitistas e com um notável complexo de inferioridade para com os atletas, criou numa noite um software que pegava todas as fotos das alunas colocadas online pela universidade e as colocou à disposição de todos na rede, com o objetivo de votar a mais bonita. A aplicação percorreu todos os computadores da área e Zuckerberg foi multado por violar os sistemas de segurança.
The Social Network é o primeiro filme a trazer um dado de fato da modernidade, ou seja que a vida na rede, para uma certa fatia da humanidade tem a mesma importância da vida real, com os relativos riscos.
Estão convidados para o encontro, professores, agentes de pastoral e os pais.

A oração de Bento XVI pela libertação dos reféns na Colômbia

O Pontífice assegura a sua proximidade às famílias e se dirige aos sequestradores


CIDADE DO VATICANO, quinta-feira 15 dezembro, 2011 - "A Igreja continuará a levantar a sua súplica ardente a Deus e a trabalhar pela liberdade deles." Esta é a mensagem de Bento XVI para a Colômbia, especialmente às muitas pessoas reféns de  seqüestradores, aos militares e aos policiais.
Nesta semana antes do Natal, onde muito se tem falado sobre o papel da América Latina na Igreja, o Santo Padre dirige, portanto, seu pensamento para a população colombiana, assegurando as orações necessárias.
O Papa num telegrama assinado pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, e dirigido ao secretário-geral do episcopado colombiano, Mons. Juan Vicente Córdoba, pede ao Senhor "a conversão dos seqüestradores e que se abram caminhos de diálogo para que se possa alcançar a paz tão ansiada pelo povo colombiano".
Dirigindo-se, então, diretamente a todas as famílias das vítimas de sequestro, Bento XVI manifestou sua proximidade "diante da angústia causada por este sofrimento injusto, afirmando que nenhuma autêntica reivindicação social ou política justifica".
No transmitir a todos a bênção apostólica de conforto, o Papa colocou as vítimas das violências na protecção da Virgem Maria, Mãe da esperança, encorajando-as para que possam "lidar com coragem heróica com as difíceis provas do tempo presente."
Os bispos da Colômbia, em resposta a esta mensagem do Papa, convidaram a todos os fiéis e pessoas de boa vontade a dedicarem a Novena de Natal para a libertação dos reféns.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bote Fé Recife vai agitar o Marco Zero


Recife vai ser a capital mundial da juventude no dia 16 de janeiro de 2012. Nessa data, a Veneza brasileira vai acolher a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Maria com uma grande celebração no Marco Zero, no Bairro do Recife. O evento, que promete ser um dos maiores da história da Arquidiocese de Olinda e Recife, foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (15) na Cúria Metropolitana. Participaram da coletiva o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o bispo de Caruaru, Dom Dino, e o presidente da Comissão para a juventude da AOR, padre Gimesson Silva.

O Bote Fé Recife vai utilizar a mesma estrutura do Carnaval e vai levar para o mundo a cultura pernambucana. As atrações principais são os dois símbolos peregrinos da JMJ, que ficarão no Brasil até julho de 2013, quando será realizada a Jornada Mundial no Rio de Janeiro. No entanto, passarão pelo palco do Marco Zero diversos grupos e cantores locais e nacionais, com destaque para a banda Anjos de Resgate, Eliana Ribeiro, Diego Fernandes e Cristina Amaral.

A programação terá início às 12h, com uma missa no Santuário de Fátima (no antigo Colégio Nóbrega). Em seguida, haverá uma caminhada com a Cruz e o Ícone até a Igreja Madre Deus, onde haverá padres disponíveis para confissões e aconselhamentos. Os shows no Marco Zero começarão a partir das 14h e se estenderão até as 23h30, com vários cantores e padres se revezando no palco.

A grande festa será no Bote Fé Recife, no entanto, os dois símbolos peregrinos, que estão percorrendo o Brasil desde o dia 18 de setembro, passarão por todos os vicariatos da Arquidiocese de Olinda e Recife, onde a Cruz e o Ícone de Maria devem visitar presídios, hospitais e casas de recuperação de drogados.

História da Cruz da JMJ

A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma.

Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

O Ícone de Nossa Senhora Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

Acompanhe o Bote Fé Recife

Twitter: @boteferecife
Perfil Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003298441425
Grupo Facebook: http://www.facebook.com/#!/groups/305156482831611/
E-mail: contato@boteferecife.com.br
Site: www.boteferecife.com.br

Aborto se converteu em "vírus" social, afirma ex-abortista conversa à causa pró-vida


A ex-diretora de uma clínica especializada em abortos no Texas (EUA) e autora do livro "UnPLANNED” (“Sem Planejar"), Abby Johnson, advertiu que o aborto se converteu em um "vírus" que se infiltrou na sociedade e animou os que financiam ou trabalham em centros que praticam abortos provocados a perceberem a "humanidade" da criança "destruída".

Johnson, que se submeteu a dois abortos e que trabalhou durante anos em uma clínica que os realizava, recorda na obra o momento em que soube que não devia seguir com seu emprego.

A autora conta que um dia foi solicitada para praticar um aborto com ecografia e que, enquanto sujeitava a sonda e via o perfil do feto de 13 semanas, desejou não estar ali.

"Não podia imaginar até que ponto esses dez minutos sacudiriam a base sobre a qual se assentavam meus valores e terminariam mudando minha vida", assegura no livro. Assim, relata como o médico introduziu a cânula e quando o feto a sentiu, este começou a dar chutes. Depois, conforme afirma, ligaram o modo sucção e viu "um corpo minúsculo retorcer-se violentamente".

Johnson espera que suas lembranças toquem a consciência dos que ainda seguem trabalhando, embora advirta de que esses empregados "não são o inimigo" pois, segundo ela, são "boas pessoas que foram mal informadas" e que, na realidade, procuram o mesmo que os que opõem o aborto, quer dizer, ajudar a mulher, mas não da"melhor" forma.

"Os trabalhadores e voluntários de ambas as partes têm como objetivo ajudar a mulher e sua família e oferecer-lhe a melhor atenção", assegurou, ao mesmo tempo que concretizou que a diferença está em que "os que apóiam o aborto a ajudam no preciso momento da crise enquanto que os pró-vida o fazem em longo prazo, olhando para o que é melhor para a mulher".

"Dor pelo resto da vida"

Além disso, explicou que, normalmente, o aborto deixa a mulher com seqüelas de "dor, culpa e sobrecarga emocional" que, em muitos casos, podem durar "pelo resto da vida". Do mesmo modo, assinalou que "não só a mulher sai ferida, mas junto com ela toda a família e as pessoas próximas provocando um "efeito dominó".

Conforme indicou, antes ela mesma era defensora do lema "meu corpo, minha eleição", mas afirma que agora percebe o efeito que seus dois abortos tiveram em sua família e lamenta que seus pais poderiam ser avós de outros dois netos se ela não tivesse escolhido abortar.

O livro traduzido ao espanhol será apresentado na Universidade CEU San Pablo de Madrid no próximo 20 de dezembro às 19:30h.

Na Espanha foram publicadas esta terça-feira as cifras dos abortos realizados durante o ano 2010. Em total, foram registrados 113.031 abortos, uma cifra que supõe 1,3 por cento a mais do que em 2009, quando mulheres 111.482 abortaram, conforme informou o Ministério de Saúde espanhol. Em cifras absolutas, o aumento foi de 1.550 abortos.

Pastoral Carcerária realiza Missas nos presídios durante o período natalino


A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Olinda e Recife promove no mês de dezembro Missas e confraternizações de Natal em oito unidades prisionais do Recife e Região Metropolitana. AS celebrações tiveram início na manhã desta terça-feira, na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá.

As Missas são celebradas pelos padres que fazem parte da Pastoral Carcerária. No dia 21, o arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, presidirá Concelebração Eucarística no Presídio Aníbal Bruno, bairro do Engenho dos Meio, Zona Oeste do Recife. A Missa tem início às 16h.


PROGRAMAÇÃO NATALINA DA PASTORAL CARCERÁRIA
ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE


13/12
Missa de Natal
Penitenciária Barreto Campelo – Itamaracá
8h30 às 11h
Celebrantes: Padre Isaías Alfredo e Wilmar Gama

Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico – Itamaracá
15h
Celebrante: Padre Wilmar Gama

15/12
Penitenciária Feminina – Caetés I – Abreu e Lima
8h30 às 11h
Celebrante: Padre James Lucena, SDB

17/12
Confraternização de Natal para os agentes da Pastoral Carcerária da
Arquidiocese de Olinda e Recife
Local: Sítio da Turma do Flau – Aldeia – Camaragibe
9h30 às 16h30

20/12
Cotel – Abreu e Lima
15h às 17h
Celebrante: Frei Marcelos, OFMCap

21/12
Presídio Aníbal Bruno – Recife
Concelebração presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebrada pelos padres que assistem a Pastoral Carcerária.

25/12
Missa de Natal
Presídio de Igarassu – Igarassu
Celebrante: Padre Flávio José – administrador paroquial da Paróquia São Gonçalo do Amarante

26/12
Confraternização Natalina
Presídio Feminino Bom Pastor – Engenho do Meio – Recife
15h – Apresentação Auto de Natal, coral e sorteio de brindes

27/12
Missa de Natal
Presídio Lídia Queiroz – Vitória de Santo Antão
9h às 11h30
Celebrante: Monsenhor Renato Cavalcanti – pároco da Paróquia Santo Antão

Da Assessoria de Comunicação AOR

Quantos anos você tinha quando seus pais se divorciaram?

O drama da separação conjugal vivido pelas crianças afetadas

MADRID,  – Oferecemos um interessante artigo de Rafael Navarro-Valls, membro do Conselho Pontifício para a Família, sobre a tragédia dos divórcios e seu impacto na vida das maiores vítimas, as crianças.
*****
Por Rafael Navarro-Valls

Acabo de participar de um Congresso de interesse especial. Os protagonistas eramos um grupo de especialistas de todo o mundo reunidos em Roma pelo Conselho Pontifício para a Família. A ocasião do encontro foi o 30 º aniversário de um dos documentos mais interessantes do pontificado do beato João Paulo II. Refiro-me à Constituição Apostólica Familiaris Consortio (22.XI.1981). Ao receber a assembléia, Bento XVI destacava a importância do evento com estas palavras: "O Eclipse de Deus é devido à propagação de ideologias contrárias à família."
O Papa não estava exagerando. Um ácido exemplo mediático será suficiente para definir a seriedade do momento histórico pelo qual passa a família. Os jornais americanos gostam de concretizar em poucas palavras o momento da vida que define cada geração. Assim, dirigindo-se àqueles que viveram nos anos quarenta, a questão chave é, geralmente: "Onde você estava quando os japoneses atacaram Pearl Harbor? "For baby boomers, the questions are: ‘Where were you when Kennedy was shot?’” Para os baby boomers (aqueles nascidos entre 1945 e nos primeiros anos da década de 60) as perguntas são:" Onde você estava quando Kennedy foi assassinado?" ou "What were you doing when Nixon resigned?” ou "O que você estava fazendo quando Nixon renunciou?” "For much of my generation --Generation X, born between 1965 and 1980- there is only one question: "When did your parents get divorced?" Para aqueles que viviam no 11 de setembro de 2001, a questão é normalmente: "Onde você estava quando derrubaram o World Trade Center"? Finalmente, para a geração X, ou seja, para aqueles que nasceram entre 1965 e 1980, só há uma pergunta: "Quantos anos você tinha quando seus pais se divorciaram?". Pergunta. Our lives have been framed by the answer. Pergunta que perigosamente se aproxima a crianças de baixa idade.

Um evento dramático
Certamente, a realidade é menos negativo, porque há muitos matrimônios que perseveram toda a vida. Mas sim é verdade, dizia o professor Timothy O' Donnell, em seu discurso ao Congresso que acabei de mencionar, que até mesmo na imprensa mais secular, a experiência do divórcio é colocada entre os eventos dramáticos da história, com uma carga de tragédia profunda.
Pensemos na Europa hoje, um casamento se desfaz a cada 30 segundos. Isto significa que a ruptura conjugal supera o milhão de divórcios por ano. Nos últimos 25 anos, no nosso continente, se destruíram  uns 12 milhões de casamentos. As duvidosas posições de honra são para a Alemanha, Reino Unido, França e Espanha, que acumulam um 60% do total. Provavelmente, uma das causas da quantidade tão grande de fraturas nas uniões matrimoniais, é a eliminação ou redução dos tempos de espera nos processos de divórcio. De acordo com um estudo recente, o 80% do aumento das taxas de divórcio na Europa Ocidental entre 1970 e 1990 têm a causa delas em tal encurtamento. Na Espanha, a lei de 2005 que reduzia a três meses, após a celebração do casamento, a possibilidade de divórcio, e praticamente eliminava a  separação matrimonial como um possível meio para a reconciliação, produziu um aumento explosivo no aumento das rupturas definitivas dos matrimônios. Destaca o aumento excepcional dos casamentos dissolvidos antes de um ano, que é três vezes superior ao número registrado em 2005 como resultado da lei do "divórcio expresso".
Se a esta informação, juntamos o declínio dramático na taxa de fecundidade na União Europeia (1,38 filhos / mulher), bem abaixo do nível de reposição generacional (2,1), está claro que os agentes sociais (advogados, sociólogos, teólogos) ponderem com profunda preocupação a situação. Especialmente a da criança.

Da explosão pos-adolescente ao direito puerocêntrico
Isto está produzindo um efeito duplo: o primeiro negativo, positivo o segundo: o que os sociólogos chamam de "explosão de pós-adolescência" e um processo de produção de direito fortemente “puerocêntrico”. Efetivamente, o declínio acentuado no processo de natalidade produziu um processo de superproteção da minguante prole. Superproteção nem sempre benéfica, pois numa família de poucos irmãos a excessiva, ou ao menos desenfocada, atenção que a criança recebe dos pais confirma-a numa certa ilusão de onipotência. Seu ambiente concentra-se no imediato, e os seus desejos tendem a ser imediatamente satisfeitos. Mas, ao chegar à adolescência, a realidade se torna hostil ao não ser mais possível a imediata satisfação de desejos, gerados por novos estímulos. Essa confusão, muitas vezes, leva a uma forte atração aos estímulos externos, tais como a toxicodependência e a delinquencia.
Quanto ao direito "puerocêntrico" implica um processo sem precedentes de concentração de direitos na criança, que se concretiza em um direito certamente absorvente. Basta este exemplo recente. A Comissão Europeia propôs recentemente (15/02/2011) toda uma série de medidas para proteger os direitos da criança. Trata-se na sua maioria de mudanças jurídicas de apoio às administrações dos países membros. Alguns exemplos sugeridos são: leis que protejam melhor os direitos das crianças como grupo particularmente vulnerável durante os processos judiciais e ante os tribunais; apoio à formação de juízes e outros profissionais da área jurídica para que estejam em condições de ajudar as crianças nos tribunais; medidas contra o cyberbullying, o grooming (manipulação de crianças por adultos através da Internet), a exposição a conteúdos nocivos e outros riscos, através do programa da UE para uma Internet mais segura; apoio à luta contra a violência exercida sobre crianças e contra o turismo sexual infantil.

O que pode ser feito?
O debate final do Congresso a que me referi no início dessas linhas não se limitou a descobrir a imagem de uma família doente. Abundou em medidas positivas. Algumas delas coincidem com as 101 medidas que, para a Espanha, acaba de sugerir o Instituto de Política Familiar (Madrid, 2011). Entre elas: elaborar uma Lei de Prevenção e Mediação Familiar para ajudar matrimônios com crises; ajudas diretas universais à gravidez e por nascimento; aumentar as licenças remuneradas de maternidade e de paternidade; criar "cheques guardería” (cheques creches) e “cheques escolares”; aumentar a % do PIB destinado à família (cerca de 2,1% na UE, 1,5% apenas na Espanha), etc.
No entanto, na minha opinião, se é importante criar um quadro legislativo no qual as famílias possam respirar e cumprir as suas finalidades, será a influência da mídia, das escolas, das igrejas e, sobretudo, das próprias famílias que irão decidir o jogo. Não esperemos que o modelo de família seja, como antes, "um produto" dos costumes, mas deve ser um “instrumento de modificação” desses costumes. Trata-se de oferecer ao Ocidente com muita paciência a ética e a antropologia que pulsa sob a bíblica "una caro” (uma só carne). Trata-se de ser conscientes de que a crises do matrimônio e da família provavelmente, não se devem tanto a razões históricas ou sociológicas quanto a motivos ideológicos. Será no mundo das idéias onde teremos que definir as alterações. Isso vai levar tempo. Mas vale a pena.
(Tradução TS)
fonte: ZENIT.

A regulação não é censura

Pastoral da Criança do Brasil se pronuncia sobre declaração de inconstitucionalidade do artigo 254 do Estatuto da Criança e do Adolescente

Por Thácio Siqueira
BRASILIA,  – Delegados da Pastoral da Criança se reuniram do 6 ao 11 de Dezembro, em Belo Horizonte, para se posicionarem sobre a pauta do STF que busca declarar a inconstitucionalidade do artigo 254 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Ao final do encontro emitiram um comunicado. Neste, diz que o artigo em vigor penaliza com “multa de 20 a 100 salários de referência” programas de rádio ou televisão que sejam apresentados fora dos horários autorizados. O juiz pode até mesmo chegar a “determinar a suspensão da programação da emissora por até dois dias”.
E, “caso o STF optar pela supressão das penalidades previstas no artigo 254 do ECA,” correremos o risco de “expor as crianças e os adolescentes a uma produção radiofônica e televisiva  incompatível com sua formação integral.”, continua o comunicado.
“Se é verdade que a educação de crianças e adolescentes é uma obrigação da família, também é verdade que o Estado e a sociedade não podem se eximir desta responsabilidade conforme o art. 227 da Constituição Federal” – afirma o comunicado. E lembra que esse artigo “determina como dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a integridade física, psicológica e moral das crianças, dos adolescentes e dos jovens.”
Portanto, “acreditando na importância de manter a classificação indicativa nas programações para “respeitar valores éticos e sociais das pessoas e da família”, os delegados veem a regulação como “decisivo mecanismo de orientação às famílias sobre a programação da televisão e da rádio” e como “um válido instrumento para proteger as crianças e adolescentes”.
Por fim, o comunicado diz que “a regulação não é censura, prática esta que somos contrários, mas um mecanismo que obriga as produtoras e as emissoras a prezar pela qualidade ética e moral de sua programação.”
Para ler o documento na íntegra pode acessar: http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/8294-pastoral-do-menor-manifesta-ser-contraria-a-acao-de-inconstitucionalidade-a-respeito-da-classificacao-indicativa

“Com a JMJ, o Rio será realmente Cidade Maravilhosa”, afirma Padre Antônio Maria

 
Em entrevista à Rádio Catedral no Rio de Janeiro o conhecido sacerdote Padre Antônio Maria, autor de conhecidas canções católicas em português e apresentador da TV Século 21 contou sobre a alegria pela JMJ que será realizada no Brasil em 2013 com a presença do Papa.

Para o Padre Antônio Maria, trazer a JMJ 2013 para o Rio de Janeiro é a oportunidade de fazer com que a juventude não veja Jesus apenas de braços abertos, no alto do Corcovado, mas que os jovens possam, de fato, abraçá-Lo.

“Com a vinda da JMJ, o Rio de Janeiro será realmente a Cidade Maravilhosa, porque a maravilha está naqueles que o Papa João Paulo II disse que são a nossa esperança e a nossa alegria. Que os jovens possam não só ver Jesus de braços abertos, como nós aqui vemos no Corcovado, mas que eles possam abraçá-lo e assumir Jesus como uma luz em suas vidas”, afirmou o padre à Rádio Catedral.

O Sacerdote também comentou sobre a Novena de Natal especial que a Arquidiocese do Rio de Janeiro, em atenção à preparação dos corações para o encontro da juventude de todo o mundo com o Papa, organizou.

Diferentemente de nos anos anteriores, em 2011— assim como nos próximos dois anos — a novena de Natal é voltada para a Jornada Mundial da Juventude. O tema de 2011 é família e lembra a importância do acolhimento:

“A palavra de Deus diz assim “Receba a todos com muito amor porque você pode estar recebendo anjos” e eu creio que é isso que devemos ter em mente. Aquelas pessoas que virão ao Rio são enviadas por Deus, e a JMJ para elas vai depender muito da acolhida. Acolher é uma ótima maneira de demonstrarmos que somos cristãos e que seguimos aqueles que acolhem a todos sem distinção”.

“Não é necessário saber a língua do visitante, a língua universal é o amor”, afirmou o padre.