quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bote Fé Recife lança logomarca

Não foi ao som dos clarins de momo, mas o povo aclamou com todo ardor o lançamento da logomarca do Bote Fé Recife. Inspirada num estandarte, com designer de uma sobrinha de frevo e usando as cores de Pernambuco, a representação gráfica do evento que vai acolher a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Maria foi lançada no sábado (26.11).

A marca do Bote Fé foi lançada no show da cantora Eliana Ribeiro, que foi realizado na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco. Rapidamente, as pessoas já começaram a substituir as suas imagens nos perfis do Twitter, Facebook e Orkut pela logo.

A imagem está disponível no site oficial do Bote Fé Recife. O objetivo é que até o dia do evento, que será realizado no dia 16 de janeiro de 2012, todos os jovens estejam com a marca do Bote Fé Recife no seu perfil.

Acompanhe o Bote Fé Recife na Internet:

Twitter: @boteferecife
Facebook: http://www.facebook.com/#!/groups/305156482831611/
E-mail: contato@boteferecife.com.br
Site: www.boteferecife.com.br

Fonte: Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude

Arcebispo recebe visita do Metropolita Amphiloquio da Igreja Ortodoxa Sérvia


Um encontro cordial e ecumênico aconteceu na manhã desta terça-feira, 29, na Cúria de Olinda e Recife, no bairro das Graças, Zona Norte da capital. O Metropolita Amphiloquio da Igreja Ortodoxa Sérvia, na companhia de quatro padres e um monge visitou o arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido. O patriarca visita o Estado de Pernambuco e, em sua passagem pelo Recife, marcou uma audiência com o líder da Igreja Católica local.


O Metropolita foi designado administrador episcopal da nova Diocese para a América do Sul e Central. A sede da nova diocese será na cidade de Buenos Aires, Argentina. Ele acredita que a unidade é um bem que deve ser cultivado. “Tentamos construir a Igreja de Cristo. O Oriente ortodoxo e o Ocidente católico e nós então oramos para que possamos chegar à plena comunhão e à unidade. É com esse espírito que eu venho aqui conhecer o arcebispo desta localidade. Nós pregamos às pessoas o amor de Deus ao mesmo tempo que pregamos o amor uns aos outros. Se nós não amamos uns aos outros a quem vemos como poderemos amar a Deus que não vemos”, disse.

Dom Fernando acredita que essa comunhão só virá a fortalecer a todos e que a humanidade teria um ganho muito grande com este fato. Entre as comissões que compõem a arquidiocese, uma delas é destinada ao ecumenismo e diálogo inter religioso.

Durante a conversa, os líderes falaram sobre a história e princípios das duas religiões. O arcebispo foi presenteado com crucifixo e livros.

Da Assessoria de Comunicação AOR

Militar seqüestrado que escapou das FARC rezava a Deus pelos guerrilheiros


O sargento Luis Alberto Erazo Maya, o único sobrevivente do recente massacre perpetrado contra quatro seqüestrados (por mais de dez anos) por parte das FARC, contou que rezava pelos guerrilheiros durante seu cativeiro.

Conforme informa o jornal colombiano El Tiempo, o sargento esteve seqüestrado durante 11 anos, 11 meses e 17 dias. Este fim de semana pôde voltar a ver suas duas filhas em Nariño, sua cidade natal, e inteirar-se que agora é avô do pequeno Jefferson. Sua mãe lhe contou que o louro e os gansos que deixou em casa seguem vivos e o esperam.

"Deus existe", repetiu Erazo uma e outra vez, e disse logo que sua única esperança esteve sempre na oração. Entre os objetos que trouxe da selva em uma mochila que ele mesmo teceu havia um Missal romano.

Àqueles que o visitaram no hospital onde esteve sendo tratado, inclusive ao presidente Juan Manuel Santos, o militar contou-lhes que "rezava até pelos guerrilheiros".

O massacre

Erazo foi atingido por algumas balas dos guerrilheiros das FARC enquanto fugia, informou uma rádio local. Ele também relatou que os disparos começaram às 09:15h, quando descobriram sua fuga.

"Escutei muitos disparos como a 15 metros e logo senti impactos na cara e o pescoço. Então soube que a coisa era comigo. Olhei para atrás e me dava conta que o guarda tinha ido para outro lado e me deu campo para fugir. Então começo a correr para a selva e vejo o que me perseguia correndo atrás de mim até que eu o deixei atrás", contou.

Segundo o sargento, "os guerrilheiros nos diziam que em caso de combate corrêssemos ao lado deles porque nos entregariam sãos e salvos. Eu esqueci disto e corri para a selva. Meus companheiros, em troca, avançaram na direção deles e aí foi quando (os guerrilheiros das FARC) os assassinaram”.

Apesar das feridas, Erazo aproveitou que não estava acorrentado e correu com todas suas forças, sempre afastando do lugar no qual tinha passado as últimas 12 horas (o grupo vinha deslocando-se do norte de Caquetá para Putumayo).

Assim, conseguiu sair da área do acampamento e decidiu esconder-se em um tronco e não mover-se mais. Esteve escondido por quase oito horas, até que se convenceu de que as vozes que ouvia eram de soldados.

"Em um claro muito grande na selva vi alguns uniformizados que trabalhavam com serras elétricas . Quando vi um com capacete e com visores noturnos, sabia que eram soldados e fui para lá. Abraçaram-me e não me soltaram, deram-me as boas-vindas", relatou emocionado.

O estado de saúde

A equipe médica que o avaliou está surpresa "das capacidades físicas e emocionais (do sargento) para suportar este tipo de cativeiro".

"Quando chegou ao hospital teve várias intervenções. Foi avaliado pela equipe de saúde mental descartando alguma patológica psicótica, foi avaliado por saúde oral, que encontrou a perda de algumas peças dentais, por isso será submetido à reabilitação oral", disse a coronel Adriana Camero, diretora Hospital Central da Polícia.

"Está em muito boas condições gerais, com um estado de ânimo satisfatório e com muita vontade de viver", acrescentou.

Pe. Lombardi: Ordenação de Bispo chinês seria válida se respeita as normas de Igreja


O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, indicou hoje que a possível ordenação do Pe. Luo Xuegang como Bispo na China este 30 de novembro seria legítima se forem respeitadas as normas da Igreja Católica e, portanto, poderia contar com a aprovação do Vaticano.

"Vi circular esta noticia nos meios de comunicação. Se assim acontecesse, tratar-se-ia de um candidato, que é aprovado pela Santa Sé. Obviamente espero que, caso a ordenação venha ocorrer, as normas da Igreja Católica sejam respeitadas, quer dizer, que os fiéis sejam informados a respeito da aprovação por parte da Santa Sé, e que na celebração litúrgica não participe nenhum bispo ilegítimo. Em tal caso, o evento seria um estímulo para a comunidade católica", afirmou o sacerdote diante das perguntas dos jornalistas.

Esta ordenação aconteceria logo que neste último 29 de junho as autoridades comunistas ordenaram o Pe. Lei Shiyin, um candidato não aprovado pela Santa Sé, como Bispo de Leshan.

Isto provocou o rechaço do Vaticano, que no dia 4 de julho emitiu um comunicado advertindo que o sacerdote, que tem um filho, foi excomungado logo depois da ordenação.

O comunicado assinala que o Pe. Lei Shiyin, "ordenado sem mandato pontifício e portanto ilegitimamente, carece da autoridade de governar a comunidade católica diocesana, e a Santa Sé não o reconhece como bispo da diocese de Leshan.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Eliana Ribeiro na Canção Nova de Gravatá – PE

novembro 29th, 2011 by gravata

A Canção Nova de Gravatá teve a alegria de receber no Acampamento de Oração “Um olhar que cura”, além das presenças de Hamilton e membros da comunidade Boa Nova, a nossa irmã de comunidade, a missionária Eliana Ribeiro que esteve participando do evento no domingo de encerramento. Atendendo a muitos pedidos, vamos colocar aqui no blog algumas fotos dos momentos onde Eliana Ribeiro partilhou conosco a palavra de Deus, seu testemunho e também o momento da adoração ao Santíssimo, onde ela ministrou para todos os que aqui estavavam. Foi uma bênção muito grande.












Acampamento de Oração “Um olhar que cura” – Fotos (sábado de manhã)

novembro 26th, 2011 by gravata

Momento da primeira pregação com Hamilton da Comunidade Boa Nova de Recife-PE, falando sobre o olhar amoroso do Senhor que nos cura.




Acampamento “Um olhar que cura” (missa de abertura – fotos)

novembro 26th, 2011 by gravata

Iniciamos da melhor maneira possível o Acampamento de Oração “Um olhar que cura” aqui na Canção Nova de Gravatá-PE: com a Santa Missa.
Ligue e informe-se: (81) 3533 – 4709




Ricardo e Maria (consagrados CN – comunidade de Aliança, completando mais um ano de vida matrimonial nesta santa missa)

EXORCISTA PADRE GABRIEL AMORTH, REVELA: Quem é Satanás realmente?

Palestra do padre Gabriel Amorth no Umbria International Film Fest


por Lucas Marcolivio

 - Quem é o diabo? Qual é seu nome real? Quão poderoso é? Como se manifesta a sua obra destruidora nas vidas dos homens?
Estas e outras perguntas semelhantes foram respondidas pelo Padre Gabriel Amorth, célebre exorcista italiano, em uma vídeo-intrevista projetada ontem à tarde durante o Umbria International Film Fest, pouco antes da projeção do filme O rito de Mikael Hafstrom, cujo objeto é precisamente o exorcismo.
O diabo, disse o padre Amorth, é essencialmente "um espírito puro criado por Deus como um anjo". Como os homens, também os anjos foram submetidos à uma prova de obediência, que Satanás – que era o mais brilhante dos espíritos celestes - se rebelou.
Satanás é, portanto, o primeiro diabo da história sagrada, e o mais poderoso de todos. Assim como no céu, com os santos e anjos, nas suas várias categorias, também no inferno há uma hierarquia. Enquanto o Reino de Deus é governado pelo amor, o reino de Satanás é dominado pelo ódio. "Os demônios se odeiam entre si e a sua hierarquia é baseada no terror", disse o padre Amorth.
"Um dia - disse o exorcista - eu estava quase liberando uma pessoa possuída por um demônio que não era nem mesmo um dos mais fortes. Por que você não vai embora?, perguntei-lhe. Porque – me respondeu - se eu sair Satanás me punirá ". A finalidade da existência dos demônios é "arrastar o homem ao pecado e trazê-lo para o inferno", disse Amorth.
O que é, então, que impulsiona o homem a esta louca obra de auto-destruição e condenação? Segundo o padre Amorth, o homem é sempre impulsionado pela "curiosidade", uma inclinação que pode ser "positiva ou negativa dependendo das circunstâncias”.
O verdadeiro 'triunfo' do demônio, porém, é que ele está "sempre escondido" e a coisa que mais deseja é que não se "acredite na sua existência". Ele "estuda a cada um de nós, nas suas tendências para o bem e para o mal, e depois suscita as tentações", aproveitando-se das nossas fraquezas.
A época contemporânea, afinal de contas, é representada precisamente pelo total esquecimento da figura do diabo que, assim, consegue os seus mais importantes sucessos. Se a humanidade perde o sentido do pecado, é quase automático que entrem ideias de que "o aborto e o divórcio sejam uma conquista da civilização e não um pecado mortal", disse Amorth.
É óbvio que o diabo está por trás de práticas como o ocultismo e a magia, e até aqui, “aproveitando a nossa curiosidade". Quem quiser "conhecer o próprio futuro ou falar com os mortos", por exemplo, vai, ainda sem querer, encontrar-se com o demônio.
O padre Amorth não descarta nem sequer o filme Harry Potter: o ídolo literário e cinematográfico de tantas crianças ao redor do mundo é, de fato, de acordo com o exorcista, uma mensagem publicitária da “magia” apesar de ser vendido “até mesmo em livrarias católicas".
Perigosas e desonestas, para Amorth, são também as práticas orientais aparentemente inócuas como o Yoga: "Você acha que está fazendo para relaxar, mas leva ao Hinduísmo - explicou o exorcista - Todas as religiões orientais são baseadas na falsa crença da reencarnação ".
Perguntado se Satanás atormenta mais as almas dos ateus ou aquelas dos crentes, o padre Amorth disse que o mundo pagão é mais vulnerável ao diabo do que o mundo cristão ou crente, no entanto, "um ateu é mais difícil que venha visitar um sacerdote".
Amorth, que disse ter exorcizado também "muçulmanos e hindus", salientou: "Se viesse comigo um ateu eu diria para mim mesmo que, de todos modos, estou agindo em nome de Jesus Cristo e lhe recomendaria que se informasse sobre quem fosse Cristo ".
Um aspecto curioso  e nem por isso secundário do trabalho de um exorcista está ligado aos nomes dos demônios. "A primeira coisa que eu pergunto ao possuído é qual seja o seu nome - disse o padre Amorth -. Se ele me responde com o nome verdadeiro para o diabo já é uma derrota:  foi forçado a dizer a verdade, a sair do esconderijo".
Caso contrário, o diabo vai responder cada vez com um nome diferente. "Os demônios na realidade, como os anjos, não têm nomes - disse Amorth - mas se atribuem apelidos até mesmo bobos, como Isbò: este era um diabo com um nome estúpido, mas poderosíssimo, ao ponto de ter conseguido matar um exorcista e um bispo ".
O padre Amorth também afirmou que a pessoa possuída não está necessariamente em pecado mortal, porque "Satanás pode tomar o corpo, mas não a alma", e advertiu que o demônio não só atua com a possessão, mas também com o assédio, a obsessão e a infestação (esta última referida principalmente a locais físicos).
O malefícios associados à práticas ocultas (feitiços, vudú, macumba, faturas, etc.), são "muito raros", disse o exorcista.
Aqueles que rezam e que confiam constantemente em Deus "não devem ter medo" do demônio. Além disso, o padre Amorth disse que nunca teve medo do diabo durante os exorcismos. "Às vezes - deixou claro - eu estive com medo de  machucar fisicamente alguém porque, por exemplo, é arriscado exorcizar uma pessoa doente do coração".
Amorth concluiu a entrevista confirmando que muitas pessoas, de fato, vendem sua alma ao diabo, mas, ironicamente, ele acrescentou, "Eu tenho queimado muitos contratos ...."
[Tradução TS]

"A música é uma linguagem universal que nos eleva à Deus"

O comentário do Papa no final do concerto realizado no Vaticano pelo Principado das Astúrias


CIDADE DO VATICANO, - No sábado à tarde, 26 de novembro, a jornada do Santo Padre foi animada por um concerto em sua honra, oferecido pelo Governo do Principado das Astúrias e realizado na Sala Paulo VI.
A Orquestra Sinfônica do Principado das Astúrias, dirigida pelo maestro Maximiano Valdés interpretou músicas de Manuel de Falla (1876-1946), Isaac Albeniz (1860-1909), Jesús Rueda (1961), Richard Strauss (1864-1949), Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908).
A organizadora do evento foi a Fundação Maria Cristina Masaveu Peterson, cujo presidente, Fernando Masaveu, dirigiu as palavras de abertura em homenagem à Bento XVI.
Após a execução, o Papa agradeceu aos organizadores e músicos pelo “maravilhoso concerto” e pela possibilidade que teve, por meio dele, de fazer uma "viagem interior" através do "folclore, dos sentimentos e do mesmo coração da Espanha".
O Santo Padre - que, como é conhecido, toca o piano e é um grande apaixonado pela música clássica - sublinhou a "característica de fundo" das razões ouvidas na noite passada: "a capacidade de comunicar musicalmente sentimentos, emoções, e mais, eu diria quase o tecido da vida cotidiana".
O concerto oferecido pelo Principado das Astúrias, fundindo elementos da música popular e da música clássica, transmitiu, em muitos dos seus passos, uma verdadeira "alegria de viver, de clima de festa", disse o Papa.
Das composições ouvidas ontem, no entanto, de acordo com o Papa, emerge também um elemento "mais hispânico" que é "aquele religioso que está profundamente impregnado no povo Espanhol”.
Na passagem de Rimsky-Korstakov, por exemplo, aparecem "uma antiga invocação das Astúrias com a qual pede a proteção da Virgem Maria e de São Pedro" e "um hino cigano à Nossa Senhora ", disse Bento XVI.
"São as maravilhas que obram a música, esta linguagem universal que nos permite superar qualquer barreira e entrar no mundo do outro, de uma Nação, de uma cultura, e nos permite também dirigir a mente e o coração para o Outro com “O” maiúsculo,  de elevar-nos ao mundo de Deus", continuou o Santo Padre, antes dos agradecimentos e da bênção final.

Parisinos respondem com vigília de oração à peça de teatro blasfema "Gólgota Picnic"


O Arcebispo de Paris, Cardeal André Vingt-Trois, convocou uma vigília de oração em reparação pela estréia da peça de teatro blasfema "Gólgota Picnic" que faz um grotesco escárnio da crucificação com cenas sexuais explícitas e insultos diretos a Cristo.

A obra blasfema, escrita pelo argentino-espanhol Rodrigo García, causou polêmica durante sua estréia em Madrid (Espanha) onde foi financiada com recursos públicos do Centro Dramático Nacional da Espanha. Em Paris sua estréia está prevista para o dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Concepção da Virgem Maria, uma das festas mais importantes da Igreja Católica.

Durante sua estréia em Madrid muitos dos espectadores da estréia abandonaram o teatro em plena encenação devido à exibição de nudez total, a crucificação de uma mulher "estigmatizada" e a masturbação de uma atriz.

Perante o anúncio da estréia da obra no Teatro Rond Point de Paris, o Cardeal Vingt-Trois, que é também Presidente da Conferência Episcopal Francesa, convocou para o dia 8 de dezembro a partir de 8:00 p.m. (hora local) "uma vigília de oração em Nossa Senhora de Paris (Notre Dame), no curso da qual serão propostas uma meditação da Paixão de Cristo e a veneração da Santa coroa de espinhos".

Além disso, os bispos franceses, através de um comunicado assinado por seu porta-voz Dom Bernard Podvin, assinalaram que embora a liberdade de expressão deva ser respeitada como "algo sagrado" então "também deve respeitar o que é sagrado!"

O texto assinala que nenhuma instituição européia deveria financiar "uma produção que denigra uma religião" e acrescenta que "muitos cidadãos não-cristãos compartilham nossa cólera. Se você for dessa opinião, não devemos ficar impassíveis. Liguem para os funcionários eleitos".

"Digam-lhes que isto é inaceitável e indigno de uma democracia. Em novembro de 2009, a União Européia reiterou seu firme compromisso para com a promoção e a proteção da liberdade religiosa. Os cristãos estão ativos na cidade e solidários com muitas causas. Que eles sejam respeitados também!", conclui o texto

Um grupo de católicos através de blogs franceses animaram os fiéis em Paris a deixar durante todo o 8 de dezembro uma rosa branca diante do Teatro Rond Point até uma hora antes da estréia para que os encarregados da obra compreendam "a dor dos cristãos e façam um chamado ao respeito mútuo".

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

No Advento recordamos que nossa vida se orienta ao rosto de Deus, afirma o Papa

Em sua meditação prévia à oração do Angelus dominical, o Papa Bento XVI recordou que hoje –com o início do Advento- começa um novo Ano Litúrgico para a Igreja e pediu aos fiéis que esperem o nascimento de Cristo com a certeza de que toda a vida se orienta ao encontro com Deus.

“Hoje, iniciamos com toda a Igreja o novo Ano Litúrgico: um novo caminho de fé, a se viver unidos nas comunidades cristãs, mas também, como sempre, a se percorrer no interior da história do mundo, para abri-la ao mistério de Deus, à salvação que vem do seu amor. O Ano Litúrgico inicia com o Tempo do Advento: tempo estupendo em que se desperta nos corações a expectativa do retorno de Cristo e a memória da sua primeira vinda, quando se despojou da sua glória divina para assumir a nossa carne mortal”, afirmou o Papa em sua alocução deste domingo.

Do mesmo modo, o Santo Padre refletiu sobre o Evangelho de hoje. “‘"Vigiai!". Esse é o apelo de Jesus no Evangelho de hoje. Dirige-o não somente aos seus discípulos, mas a todos: "Vigiai!" (Mc 13,37). É um apelo salutar a recordar-nos que a vida não tem somente a dimensão terrena, mas é projetada rumo a um "além", como uma muda que brota da terra e abre-se para o céu. Uma muda pensante, o homem, dotada de liberdade e responsabilidade, pelo que cada um de nós será chamado a dar conta de como viveu, de como utilizou as próprias capacidades: se as reteve para si ou as fez desfrutar para o bem dos irmãos”.

“Também Isaías, o profeta do Advento, nos faz refletir hoje com uma oração sincera, destinada a Deus em nome do povo. Ele reconhece as faltas do seu povo e, em certo ponto, diz: "Não há ninguém para invocar vosso nome, para recuperar-se e a vós se afeiçoar, porque nos escondeis a vossa Face, e nos deixais ir a nossos pecados" (Is 64,6)”.

“Como não se sentir atingido por essa descrição? Parece refletir certos panoramas do mundo pós-moderno: as cidades onde a vida torna-se anônima e horizontal, onde Deus parece ausente e o homem o único patrão, como se fosse ele o artífice e o regente de tudo: as construções, o trabalho, a economia, os transportes, as ciências, a técnica, tudo parece depender somente do homem. E, às vezes, neste mundo que parece quase perfeito, acontecem coisas chocantes, ou na natureza, ou na sociedade, devido ao que nós pensamos que Deus tenha como que se retirado, tenha nos, por assim dizer, abandonado a nós mesmos”, afirmou.

O Papa recordou que “Na realidade, o verdadeiro "patrão" do mundo não é o homem, mas Deus. O Evangelho diz: "Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo" (Mc 13,35-36). O Tempo do Advento vem a cada ano recordar-nos isso, para que a nossa vida reencontre a sua justa orientação, em direção ao rosto de Deus. O rosto não de um "patrão", mas de um Pai e de um Amigo”.

“Com a Virgem Maria, que nos guia no caminho do Advento, façamos nossas as palavras do profeta. "Senhor, vós sois nosso pai; nós somos a argila da qual sois o oleiro: todos nós fomos modelados por vossas mãos"”, conclui o Papa.


Ao final do Angelus, o Papa dirigiu-se aos peregrinos de língua portuguesa saudando com particular afeto aqueles peregrinos vindos de Lisboa e de Setúbal.

“O tempo do Advento convida-nos a fazer nossa a primeira vinda do Filho de Deus a fim de nos prepararmos para o seu regresso glorioso. Neste sentido, tomai por modelo e intercessora a Virgem Maria. E que Deus vos abençoe!”, desejou o Pontífice.